Relacionamento com o cliente: a jornada de sucesso para o seu negócio

O relacionamento com o cliente é a conexão mais importante do seu negócio. Por meio dela, você cria uma parceria permanente de sucesso em todas as interações possíveis. O que sua empresa tem feito para estreitar esse laço?
11/09/2023
grafismo verde P
grafismo verde P

Ao final do mês, você percebe que as metas de vendas foram atingidas e os números não param de crescer. Porém, nos meses seguintes, esse cenário se modifica dando lugar a redução na receita e outros impactos negativos no seu negócio. Um dos fatores para isso acontecer é a falta de relacionamento com o cliente.

Em outros tempos, era quase que comum que os esforços das organizações se concentrassem apenas na atração de potenciais clientes e no convencimento para que eles adquirissem um produto ou serviço e só, como se isso fosse suficiente. 

Porém, uma das etapas fundamentais da jornada do cliente é a fidelização. Sua conexão com o cliente não acaba na compra, na assinatura do contrato. Afinal, você não vai querer perdê-lo e preza pela satisfação com a solução oferecida, não é mesmo?

Por isso, o relacionamento com o cliente deve ser uma prioridade para o seu negócio. Saiba como ele pode, quando bem estruturado, impactar positivamente os seus resultados e a sua empresa como um todo. 

Continue a leitura deste artigo e confira as melhores práticas para construção dessa parceria de sucesso. Vamos lá?

O que é relacionamento com o cliente?

O relacionamento com o cliente é uma definição de marketing e vendas sobre a conexão estabelecida entre a empresa e o seu público externo, ou seja, os seus clientes.

Para que esse relacionamento seja saudável e favoreça parcerias contínuas, é necessário haver uma série de esforços por parte das organizações para otimizar a experiência do cliente e então fidelizá-los.

As táticas de relacionamento com o cliente devem ser vistas em todas as formas de contato que ele possui com a empresa, como:

  • Os contatos realizados com a área de atendimento ao cliente;

  • Diálogos com o time de vendas;

  • A agilidade e a praticidade da empresa ao entrar em contato com os profissionais da empresa;

  • Conteúdos que consomem da marca em formatos variados.

Quando você constrói um relacionamento com o cliente que seja firme e sólido, a sua empresa conquista não apenas um consumidor, mas também um promotor fiel do seu produto ou serviço e, principalmente, a geração de uma receita recorrente.

Assim, você consegue manter a relevância do negócio no mercado e também o crescimento da marca.

O que não é considerado relacionamento com o cliente?

Simon Sinek, autor americano de best-sellers como “Comece Pelo Porquê”, “Os Líderes Comem por Último” e “O Jogo Infinito”, em uma de suas diversas palavras, mencionou a seguinte frase: 

“Relacionamento não é sobre eventos. Relacionamento não é sobre intensidade. Relacionamento é sobre consistência.”

Mas, afinal, o que ele quis dizer sobre isso?

Acho que essa frase ficou confusa Trazendo para o contexto do relacionamento com o cliente, eventos são todas as iniciativas que o CRM da sua empresa têm para executar com o seu cliente.

Porém, essa conexão vai muito além, já que também abrange tudo aquilo que a sua empresa realiza e que, de alguma forma, impacta positivamente no seu cliente, seja na forma como a sua se comunica ou com o atendimento oferecido a ele.

Ocorre que muitas empresas acreditam que o relacionamento com o cliente se resume ao marketing de relacionamento. Em alguns casos, suas estratégias estão disfarçadas de um único interesse: converter cada cliente em vendas, sem importar com a conexão que deve ser construída antes e depois da jornada.

No que diz respeito a intensidade, está no esforço empregado para realizar eventos cujo interesse está pautado apenas em fazer o cliente comprar a sua solução, ignorando tudo o que poderia ser conquistado com o cliente se houvesse a construção de um relacionamento saudável.

Dependendo da forma como a empresa conduz essa “relação” baseada na realização de eventos considerados incríveis para gerar uma mega conversão em vendas, há grandes chances de afastar o cliente em vez de mantê-lo mais próximo.

No fim das contas, o que permanece é a consistência. Mais que isso, a compreensão de que os números em vendas sempre serão os resultados de um bom relacionamento com o cliente.  

Qual a importância do relacionamento com o cliente em uma empresa?

A construção de um bom relacionamento com o cliente resulta em fidelidade para com a sua empresa. Pode ter certeza: a expectativa é que cada marca que faz parte da sua rotina ofereça uma experiência única para ele.

A competitividade do mercado atual exige um relacionamento, com o cliente, duradouro e eficiente. Se a sua empresa não faz isso, há grandes chances dos seus clientes migrarem para a concorrência.

Além disso, uma empresa que mantém um relacionamento com o cliente que deixa a desejar no atendimento, pode perceber a transformação de um cliente comprometido para um totalmente insatisfeito, sem contar que ele falará da sua marca com todas as referências negativas possíveis.

Por isso, é crucial investir na personalização para desenvolver relacionamentos que perdurem pelo máximo de tempo possível. Entenda como isso funciona de um jeito simples, a partir dos motivos que listamos abaixo sobre a importância do relacionamento com o cliente para o seu negócio:

  • Aumenta o ticket médio das vendas;

  • Fonte de feedbacks importantes para melhorar os processos continuamente;

  • Estimula os clientes a falarem bem da marca nas redes sociais e para as pessoas do seu convívio;

  • Otimiza os resultados de vendas com indicações de pessoas próximas. Neste caso, a ideia seria diminuir os esforços para aquisição de novas contas, já que ajudaria na indicação?

Cases de sucesso de relacionamento com o cliente

Empresas que são um verdadeiro sucesso quando o assunto é relacionamento com o cliente não faltam. Não importa qual segmento, público-alvo, há cases de sucesso de marcas diversas para inspirar a sua!

Se há um tipo de cliente com quem você deve se relacionar, um deles é o cliente parceiro. Além da satisfação com o produto ou serviço adquirido, ele tem total identificação com a marca, levando-a para o seu dia a dia.

Além de se identificar com o propósito, a missão, visão e valores da marca, ele se sente parte integrante do valor agregado, sentindo-se orgulhoso em usufruir da sua solução.

Exemplos de marcas onde os clientes vão além de consumir os produtos ou serviços, mas são verdadeiros parceiros da marca, são a Apple e a Nike. Elas compartilham pontos em comum, como:

  • Entregar experiências únicas aos seus clientes;

  • Valorizar o lifestyle de um determinado público;

  • Trabalhar de forma eficiente os conceitos da marca, transmitindo-os com transparência;

  • Apostam no relacionamento com o cliente antes e após a venda;

  • Proposta de valor, iniciativa, inovação e tendência;

  • Interesse em conhecer os hábitos dos seus clientes para atender às suas necessidades diárias. 

Como desenvolver um relacionamento com o cliente

Até aqui conferimos o conceito, a importância e falamos brevemente sobre marcas que são um verdadeiro case de sucesso em relacionamento com o cliente.

Confira agora as dicas práticas que selecionamos para te ajudar na construção do relacionamento com o cliente da sua empresa.

#01. Seja ágil e pontual

Cada vez mais as organizações têm se atentado às necessidades dos seus clientes. Não importa qual a área ou o canal de comunicação, o atendimento oferecido deve ser o mais rápido e eficiente possível.

Para isso, é essencial manter o controle dos clientes para focar no atendimento de todas as suas necessidades.

É preciso que todos os pontos de contato estejam em alerta para atender o cliente com respostas ágeis e com clareza no que está sendo dito, excluindo qualquer possibilidade de insegurança.

#02. Conheça o comportamento do seu cliente 

Para ter um relacionamento com o cliente eficaz, é preciso conhecê-lo bem. Por isso, é de suma importância saber quando e como os seus clientes:

  • Fazem compras;

  • Interagem nas redes sociais;

  • Abrem chamados solicitando suporte técnico;

  • Investem em cursos de formação;

  • Visitam lojas do setor varejista.

Conhecer o comportamento do seu cliente não é algo impossível, pelo contrário, é mais acessível do que você imagina. Para isso, basta registrar os históricos por meio de uma planilha de cadastro ou através de um bom sistema de CRM.

#03. Pratique a empatia

Não desperdice qualquer oportunidade que houver de ser empático com o seu cliente. Comece observando o seu negócio do ponto de vista de quem compra e não de quem vende.

Faça uma breve análise sobre o alinhamento entre o discurso e o que de fato está sendo entregue ao seu cliente. O foco da sua marca está em atender as necessidades da sua empresa ou as dele? Saber responder essa pergunta faz toda a diferença na criação e manutenção do relacionamento com o cliente.

#04. Desenvolva métricas para acompanhar a satisfação do cliente

É importante contar com o suporte de métricas diversas — mercado, colaboradores, clientes, finanças — oferecem uma visão mais ampla sobre o seu negócio.

Por isso, tenha uma visão geral de métricas essenciais para o seu negócio, em vez de trabalhar com apenas uma.

#05. Tenha em mente que tudo se resume ao relacionamento com o cliente

O atendimento pode ser visto como algo passageiro ou como uma conexão permanente. Você escolhe.

É possível perder clientes para os concorrentes e manter um bom relacionamento, assim como pode tê-los na sua empresa apesar de muita insatisfação por um longo período. Por isso, é importante coletar feedbacks constantes para entender como está sendo a experiência do cliente. Um bom atendimento abre inúmeras portas para o seu negócio, reduzindo ou prolongando os seus números e, consequentemente, a sua receita.

Conclusão

A década de 90 ficou marcada para a administração de empresas como “A Era do Marketing de Relacionamento”, já que ficou clara a necessidade de manter e fidelizar os clientes. 

Estudiosos da área creditam essa mudança de comportamento nas organizações devido à expansão dos canais de comunicação da época, além do aumento do compartilhamento de informações.

Estamos falando das mídias da época, como rádio, TV e outdoors, entre outras possibilidades utilizadas antes da chegada da internet. Isso significa que sugerir e persuadir o cliente só era possível por meio de campanhas estrategicamente bem elaboradas.

O passar dos anos não diminuiu a relevância desses recursos, apenas potencializou o alcance da comunicação das organizações com o seu público. 

O resultado disso, considerando os tempos atuais, é que seus potenciais clientes têm uma infinidade de informações em mãos, tomando decisões sobre aquilo que consomem e definindo critérios na hora de escolher uma marca que resolva as suas dores.

Este conteúdo foi útil e fez sentido para você? Continue acompanhando o blog da Processo de Vendas e confira o nosso acervo com artigos relevantes para transformar a sua empresa numa verdadeira máquina de vendas! Até o próximo post!

Posts relacionados

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Search in posts
Search in pages

Mais Recentes

Materiais Ricos

CAPA copia min 600x503 1

Entenda como unir as estratégias de Inbound e Outbound e aumentar os resultados de vendas da sua empresa!

grafismo azul P
grafismo verde P

Se interessou? Fale agora com um especialista

Preencha as informações abaixo e um especialista irá te responder o mais rápido possível!

Preencha as informações abaixo e um especialista irá te responder o mais rápido possível!

form pag 1 e1610992650125
Enviar Mensagem
Fale agora com um especialista!
Olá, Como podemos te ajudar?