Desvendando a experiência do cliente: tendências e melhores práticas

A experiência do cliente tem o potencial de transformar o relacionamento da marca com o público. Pensando nisso, separamos as melhores estratégias para melhorar a experiência do cliente, construir relações duradouras e conquistar a fidelização.
10/08/2023
grafismo verde P
grafismo verde P

Quem trabalha com negócios já sabe: o cliente está cada vez mais exigente. Isso significa que um serviço ou produto de qualidade não é suficiente para conquistar o consumidor.

Por isso, o cuidado com a experiência do cliente vem crescendo entre os empreendedores, já que representa uma maneira de criar um diferencial competitivo.

Em outras palavras, a experiência do cliente pode ser a saída para reter o seu público e parar de perder consumidores para a concorrência.

Continue a leitura para aprender as principais práticas para melhorar a experiência do cliente.

O que é experiência do cliente?

A experiência do cliente, também chamada de Customer Experience, é o conjunto de interações que o cliente tem com a empresa, desde a descoberta da marca até depois da compra.

A cada interação com a marca, o cliente gera uma impressão do negócio. Assim, a gestão da experiência do cliente é justamente o esforço para criar uma impressão positiva ao cliente.

Evidentemente, a impressão negativa afasta o público da sua empresa, assim ele tende a buscar a solução para sua dor na concorrência.

No entanto, a partir de estratégias para melhorar a vivência e a percepção do consumidor, a empresa consegue gerar valor agregado, o que satisfaz o cliente a ponto de se manter fiel à marca.

O que não é experiência do cliente?

Muitos empreendedores confundem o que de fato é experiência do cliente, então acabam investindo em pontos que não são, necessariamente, Customer Experience. Por isso, precisamos desmistificar esse conceito.

A princípio, a experiência do cliente não se resume ao atendimento. Na verdade, o atendimento ao cliente é parte crucial da experiência, mas ainda há uma série de fatores que influenciam na impressão do consumidor.

A satisfação do cliente também não significa uma boa experiência, pois o consumidor pode se sentir satisfeito com a transação, mas ainda assim não enxergar a experiência como memorável.

Ainda, os esforços com cada interação devem ir muito além da melhoria no produto/serviço, pois a qualidade e o preço da solução não resultam em uma boa experiência. 

Inclusive, segundo a revista “Pequenas Empresas & Grandes Negócios”, mais de 60% dos consumidores afirmam que o tratamento é mais importante do que preço e qualidade.

Por último, a experiência do cliente não se constrói por meio de ações isoladas, mas sim através de uma jornada contínua de valorização do cliente.

A evolução do Customer Experience

Para entender melhor como surge a preocupação com a experiência do cliente, precisamos voltar para 1950.

Até então, a relação de consumo era bastante simples: o cliente sentia uma necessidade, escolhia a solução com base em preço e localização e então efetivava a compra. Nessa época, as empresas não faziam grandes investimentos em marketing e relacionamento, pois a competição era mínima.

Entre 1950 e 1990, a tecnologia avança, e consequentemente o marketing e a publicidade evoluem. A comunicação, nesse contexto, era de uma empresa para muitos consumidores.

Após a década de 90, a internet dá maior poder ao cliente, que agora pode escolher entre diversas empresas. A partir daqui, a comunicação passa a ser de muitas empresas para muitos consumidores.

De 2010 até hoje, a evolução da tecnologia e o desenvolvimento das redes sociais tornam o consumidor ainda mais exigente. Afinal, agora a relação de consumo é a seguinte: o cliente sente uma necessidade, realiza pesquisas, faz comparações e só então toma a decisão.

Por esse motivo, os negócios passam a focar em se destacar no mercado competitivo, para isso realizam estratégias voltadas a entregar uma experiência memorável ao cliente.

Finalmente, com o intuito de criar um relacionamento duradouro com o cliente, a comunicação é de uma empresa para um consumidor, através de uma abordagem personalizada.

Impactos e resultados da estratégia

Na prática, as estratégias de Customer Experience geram impacto significativo nas organizações, com destaque para os seguintes resultados:

  • Credibilidade no mercado: ao ter uma boa experiência, o cliente tende a recomendar o seu negócio a outras pessoas, assim sua marca ganha autoridade;
  • Retenção: depois de uma série de interações positivas, há mais chances de o cliente voltar a comprar na sua empresa;
  • Otimização de recursos: manter um cliente é mais barato do que conquistar um novo, então o investimento na experiência do consumidor é uma forma de economizar recursos;
  • Aumento da receita: clientes satisfeitos tendem a gastar mais, pois estão dispostos a investir na experiência positiva;
  • Diferenciação da concorrência: a experiência memorável se torna um diferencial da sua empresa, assim é possível se destacar e atrair consumidores.

6 dicas para melhorar a experiência do cliente

Agora vamos ao ponto principal: como conquistar o meu cliente através da experiência? Existem algumas estratégias que podem ser implementadas para esse fim, como:

Conheça seu cliente

É impossível gerar uma boa experiência ao cliente sem entender as dores, características e preferências dele, afinal essas informações servem de base para a construção da interação ideal.

Por isso, o primeiro passo é analisar dados do seu público e identificar padrões de comportamento, com o intuito de conhecer seu cliente a fundo.

Personalize o atendimento

Agora que você já conhece seu perfil de cliente, é possível adequar o atendimento às características do consumidor, estabelecendo uma abordagem personalizada.

Para agradar o cliente desde o primeiro contato, é interessante oferecer um atendimento próximo e humanizado.

Invista no relacionamento

Como já foi dito, a experiência do cliente não pode ser um evento isolado, mas sim um processo contínuo, pois é esse conjunto de interações positivas que cria um laço entre o cliente e a marca.

Nesse ponto, é interessante pensar no relacionamento com o cliente como qualquer outro, que demanda tempo, atenção e diálogo. 

Foque na pós-venda

Muito cuidado: se você para os esforços logo após a efetivação da compra, todo o trabalho pode ter sido em vão.

É simples: se o cliente tem uma excelente experiência antes de fechar o negócio, e depois percebe a falta de engajamento da empresa, certamente vai concluir que a única preocupação da marca é a venda. Isso é motivo suficiente para não realizar a segunda compra.

Portanto, uma boa experiência na etapa da pós-venda é fundamental para alcançar o objetivo de conquistar o cliente. Para tanto, a empresa deve manter o canal de relacionamento aberto, oferecer suporte, solicitar feedback, entre outras ações.

Crie uma cultura

Ademais, a experiência do cliente deve fazer parte da cultura da empresa. Assim, todos os departamentos, equipes e colaboradores devem se unir para priorizar o cliente. 

Invista em tecnologia

Por fim, toda estratégia pode ser potencializada com a ferramenta certa. No caso da área de Customer Experience, já existem inúmeras tecnologias para auxiliar na geração de uma experiência cativante.

Sobre isso, entenda como melhorar a experiência do cliente com Inteligência Artificial.

Como a experiência afeta a fidelização?

Quase todo consumidor tem uma história de experiência negativa com determinada empresa para contar. E o pior de tudo: realmente compartilhamos o relato com os outros.

Assim, além de migrar para a concorrência, ainda acabamos influenciando outras pessoas a fazerem o mesmo. 

Agora, como gestor de negócios, esse cenário deve ser evitado a todo custo. E claro, o contrário deve ser incentivado: um cliente satisfeito que compartilha sua experiência.

Fica claro, então, que a experiência do cliente é fator determinante para a fidelização do cliente. Uma impressão ruim é suficiente para colocar um ponto final na relação. Por outro lado, a impressão positiva é capaz de tornar o cliente fiel à empresa e ainda transformá-lo em promotor da marca.

Para aumentar as chances de fidelização, aplique essas práticas de Customer Success.

Case de sucesso na prática

Você sabia que a Netflix surgiu após uma experiência negativa do fundador com uma locadora? Reed Hasting atrasou a entrega de um filme e acabou pagando uma multa alta. 

Depois disso, percebeu que o modelo de negócios precisava de mudanças, e então criou o site junto com Marc Randolph.

Hoje em dia, a Netflix faz altos investimentos em Customer Experience e se tornou uma referência no assunto. 

Para proporcionar uma boa experiência, a Netflix oferece suporte ágil, realiza sugestões personalizadas, produz conteúdos originais e interage com os clientes nas redes sociais.

Conclusão

A preocupação com a experiência do cliente deixou de ser uma opção há muitos anos. Hoje, na era do cliente, o esforço para gerar uma experiência memorável é uma obrigação de todo negócio que deseja crescer no mercado.

Por meio das práticas listadas, seu negócio pode fidelizar mais clientes, diminuir custos, se destacar no mercado e aumentar a receita.

Boas vendas!

Posts relacionados

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Search in posts
Search in pages

Mais Recentes

Materiais Ricos

CAPA copia min 600x503 1

Entenda como unir as estratégias de Inbound e Outbound e aumentar os resultados de vendas da sua empresa!

grafismo azul P
grafismo verde P

Se interessou? Fale agora com um especialista

Preencha as informações abaixo e um especialista irá te responder o mais rápido possível!

Preencha as informações abaixo e um especialista irá te responder o mais rápido possível!

form pag 1 e1610992650125
Enviar Mensagem
Fale agora com um especialista!
Olá, Como podemos te ajudar?