Vendas: o que esperar para o mercado tech

A tecnologia é uma grande aliada das empresas na era digital, porém é necessário estar por dentro das inovações para saber quais delas merecem seu investimento. Para te ajudar, explicamos como a tecnologia pode potencializar sua estratégia comercial.
28/06/2023
grafismo verde P
grafismo verde P

Pense na operação atual da sua empresa e conte quantos processos você finaliza sem o auxílio da tecnologia. São poucos, né?

A tecnologia já faz parte da realidade das empresas, isso é inegável. Mas não basta utilizar as ferramentas mais populares e achar que é o suficiente para se adequar às mudanças do mercado.

Quando se trata de tecnologia, o ideal é se manter constantemente informado sobre inovações e atualizações. Afinal, existem tecnologias novas que mudam as regras do jogo.

Imagine, por exemplo, uma empresa que ignorou a migração da forma de pagamento para o Pix. Provavelmente, nem estaria viva para contar a história.

Pensando nisso, fizemos um resumo das mudanças e tendências tecnológicas que você deve considerar na sua estratégia comercial.

Como o consumidor atual se comporta?

A vida do líder de vendas seria bem mais fácil se o processo comercial fosse fixo e imutável, afinal por que mexer no que está funcionando?

Porém, as coisas se complicam quando o processo de vendas deixa de funcionar em sua excelência, já que o consumidor não se contenta mais com aquela maneira de comprar ou de consumir a solução.

Por isso, definimos o processo de vendas como um organismo vivo, em constante alteração, que deve ser melhorado frequentemente com base no comportamento do consumidor

Mas antes de tudo, qual é o comportamento do consumidor em 2023

Uma tendência forte do consumidor moderno é o uso da internet para pesquisas detalhadas, antes da tomada de decisão, e enfim para a compra.

Além disso, o cliente atual é mais exigente quando se trata da experiência, pois espera soluções cada vez mais personalizadas. E mais, ele é mais seletivo com relação às marcas que escolhe, levando em consideração valores, reputação, sustentabilidade e responsabilidade social.

Ainda, para construir opiniões sobre esses aspectos, o consumidor sofre bastante influência das redes sociais.

Se você deseja gerar valor ao consumidor atual, você precisa saber as melhores ferramentas de vendas.

A tecnologia na estratégia comercial

No mundo empresarial, a tecnologia surge para suprir demandas específicas do mercado, seja uma lacuna na gestão empresarial, uma mudança na preferência do consumidor ou outras inúmeras questões.

Por isso, empresas que investem em tecnologia conseguem aumentar a receita e crescer aproximadamente 60% a mais do que empresas que não fazem o mesmo, segundo um estudo da TNS Research.

No contexto comercial, o avanço da tecnologia tem impacto expressivo em todos os aspectos do processo de vendas. 

A princípio, a automação de várias tarefas do cotidiano do vendedor resulta em mais eficiência e produtividade ao time de vendas. 

Por exemplo, empresas que utilizam ferramentas de gestão de leads, acompanhamento de oportunidades e geração de propostas conseguem gastar menos tempo com tarefas administrativas e mais com negociação efetiva.

Outro ponto fundamental é o gerenciamento de dados valiosos sobre os clientes, que podem ser aproveitados para impulsionar vendas. E claro, o acesso a informações também auxilia na análise e monitoramento do desempenho das vendas, de maneira mais precisa e em tempo real.

Ainda, não podemos esquecer que a transformação digital mudou drasticamente o campo de marketing, que agora foca principalmente em atrair o público por meio de conteúdo relevante.

Resumindo: quando uma nova tecnologia ou atualização é incorporada ao mercado, é necessário avaliar a utilidade daquela ferramenta para a sua empresa, e então repensar a estratégia comercial do negócio.

Antes de escolher as ferramentas, veja como montar a melhor estratégia de vendas B2B.

6 tecnologias para vender mais

As tecnologias de vendas são ferramentas que auxiliam os profissionais da área comercial em suas atividades diárias. 

Listamos as tecnologias mais relevantes para o setor de vendas:

Big Data

Para começar, big data é um conjunto de dados volumoso e complexo, que pode ser usado para resolver problemas de negócios que você não conseguiria solucionar antes de sua criação.

Hoje em dia, o desenvolvimento da empresa depende da capacidade de captar, gerenciar e analisar grandes volumes de dados dos clientes. 

A prospecção, por exemplo, pode ser gerenciada com mais facilidade quando se tem informações pessoais, tendências de comportamento e hábitos de compra do potencial cliente.

Além disso, a personalização da solução e a experiência do cliente, cada vez mais valorizadas, resultam de análise de dados do consumidor.

Inteligência Analítica

Não adianta coletar dados e não saber o que fazer com eles, concorda? A Inteligência Analítica é justamente o processo de análise e interpretação de grandes conjuntos de dados, a fim de obter informações valiosas e tomar decisões estratégicas.

Essa tecnologia facilita o trabalho do gestor na hora de analisar o desempenho da equipe e ainda ajuda no reconhecimento de lacunas e pontos de melhoria no processo de vendas.

Inteligência Artificial

Esse tópico cada vez mais comentado não pode ser ignorado pela sua empresa: estou falando da Inteligência Artificial, ramo da ciência da computação responsável por desenvolver sistemas capazes de replicar o raciocínio humano.

As diversas ferramentas de IA existentes no mercado transformaram a operação das empresas e a experiência do consumidor.

Em resumo, a Inteligência Artificial tem grande impacto dentro da gestão empresarial, ao servir de apoio para processos internos e afetar a produtividade da equipe. 

Se esse assunto te interessa, saiba como a Inteligência Artificial vem mudando o mercado B2B.

Google Shopping

Já mencionamos que uma das mudanças recentes do comportamento do consumidor é a preferência por compras online, né? Pois bem, o Google Shopping é a vitrine virtual do Google.

O cadastro das suas soluções no Google Shopping é uma maneira barata e inteligente de aumentar a visibilidade da marca, atrair um público mais qualificado e aumentar a taxa de conversão.

Um recurso inovador da ferramenta é a possibilidade de provar roupas virtualmente, através de um modelo generativo de IA

Inovações de Cloud Computing

Hoje em dia, não existe desculpa para depender de um material físico para gerenciar a empresa. Em outras palavras, seu negócio não deve estar em uma máquina, e sim na nuvem.

Cloud computing é a tecnologia que proporciona o acesso a dados e informações em qualquer lugar e hora, bastando apenas a conexão com a internet.

De maneira geral, as ferramentas na nuvem facilitam o alinhamento de informações entre os setores de marketing e vendas, além de garantir mais produtividade e previsibilidade de resultados, entre outras vantagens.

Chatbot

Por fim, o chatbot é um software de conversação desenvolvido para proporcionar atendimento automatizado. Essa tecnologia pode elevar o nível do seu negócio, pois faz a empresa economizar tempo e recursos.

Nas vendas, os chatbots podem tornar o trabalho dos vendedores muito mais eficiente, pois o sistema consegue atuar em todo o processo de vendas, desde o primeiro contato até a efetivação da compra.

Assim, o profissional de vendas fica livre para dar conta de negociações mais complexas, tornando o tempo da equipe mais produtivo.

O que esperar para o mercado tech?

Agora que você já sabe as tecnologias disponíveis do mercado, resta saber o que esperar para o futuro do mercado tech.

A Inteligência Artificial e o Aprendizado de Máquina devem continuar a evoluir, com aplicação em diversos setores, sofisticação das assistentes virtuais e análise de dados avançada.

A Internet das Coisas também é uma tendência para os próximos anos, especialmente em setores de agricultura, saúde, manufatura, energia e transporte. 

Ainda, apostamos que as velocidades de conexão vão se tornar cada vez mais rápidas, por causa da expansão da tecnologia 5G.

Por último, há uma maior preocupação com privacidade e segurança de dados, portanto toda empresa que investe em tecnologia deve tomar precauções, como medidas de proteção de dados e soluções de segurança avançadas. 

Veja mais 5 dicas de ouro para vender mais no modelo B2B.

Conclusão

Na era digital, a tecnologia se tornou um pilar dos negócios, ou seja, uma empresa dificilmente se sustenta no mercado sem o auxílio das inovações.

Mas utilizar ferramentas básicas apenas para sobreviver no comércio é limitar a capacidade do avanço tecnológico.

Afinal, o uso estratégico da tecnologia pode potencializar os resultados da empresa e destacá-la entre tantas outras organizações.

Se você chegou até aqui, já é capaz de inserir as inovações na estratégia comercial da empresa.

Boas vendas!

Posts relacionados

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Search in posts
Search in pages

Mais Recentes

Materiais Ricos

CAPA copia min 600x503 1

Entenda como unir as estratégias de Inbound e Outbound e aumentar os resultados de vendas da sua empresa!

grafismo azul P
grafismo verde P

Se interessou? Fale agora com um especialista

Preencha as informações abaixo e um especialista irá te responder o mais rápido possível!

Preencha as informações abaixo e um especialista irá te responder o mais rápido possível!

form pag 1 e1610992650125
Enviar Mensagem
Fale agora com um especialista!
Olá, Como podemos te ajudar?