Vendendo no home office: 7 dicas para montar uma rotina de alta performance

15/12/2021
grafismo verde P
grafismo verde P

A pandemia causada pelo COVID-19 trouxe para a maioria das organizações uma nova realidade: o trabalho home office.

Sim, falamos “maioria” porque a prática já era adotada antes em algumas empresas, restrita a alguns cargos e situações específicas.

Diante das necessidades de isolamento e cuidados com a segurança, saúde e bem-estar dos funcionários, o trabalho precisou ser realizado em casa. O escritório teve suas inúmeras adaptações: sala, quarto, cozinha, varanda, ruído de obras, crianças e pets ao redor.

home office


Equipes de vendas se viram diante do desafio de fazer remotamente aquilo que sempre souberam desempenhar de forma presencial.

Quase 2 anos depois e com o formato híbrido em ação, o home office ainda é visto com “caras e bocas” por alguns líderes que acreditam que o formato impacta no desempenho da empresa.

O post de hoje tem uma missão muito específica: provar que a partir de um planejamento sólido, é possível vender e ter resultados excelentes no home office.

Quer saber mais? Fique conosco até o final e descubra como o seu negócio pode ter uma rotina de alta performance.

Boa leitura!

Home office: de exceções a massificação do formato de trabalho

Como falamos no início, até pouco tempo atrás o home office era privilégio dentro de algumas empresas. Somente alguns cargos, geralmente os estratégicos e em casos muito pontuais. Isso até o começo de março de 2020.

O home office se popularizou devido às medidas sanitárias e segurança ocasionadas pela pandemia. Porém, isso não muda o fato que o trabalho remoto veio para ficar na maioria das empresas e em setores diversos, incluindo a área de vendas.

O termo home office vem do inglês e significa “espaço de trabalho dentro de casa”, para quem tem um escritório ou local apropriado. 

Aqui no Brasil, a expressão ganhou outro significado. Sempre que alguém menciona “fazer home office”, significa que o trabalho será feito dentro da sua casa.

Aproveitamos para fazer a seguinte observação: o termo trabalho remoto não tem o mesmo significado de home office. Isso porque este tem relação direta com o serviço prestado da casa do trabalhador. Já o trabalho remoto pode ser feito de qualquer outro lugar onde o vendedor possa executar as suas tarefas com conforto e segurança.

Preparamos este conteúdo com o intuito de compartilhar com você dicas de produtividade para o seu trabalho home office. Vale salientar que elas também se aplicam a outras áreas. Ou seja, quando finalizar a leitura, você já pode compartilhar com os colegas de outras áreas.

Pontos fortes e fracos do home office

Como tudo na vida, o home office tem o seu ônus e bônus. Confira, a seguir, as principais vantagens e desvantagens do trabalho home office:

Vantagens

  • Mais proximidade com a família;
  • Independência;
  • Diminuição do estresse decorrente do trânsito;
  • Alimentação mais saudável;
  • Privacidade;
  • Redução de custos.

Desvantagens

  • Perda da privacidade pessoal;
  • Carga de trabalho excessiva;
  • Horários indefinidos para trabalho e lazer, caso não haja planejamento;
  • Mais chances de isolamento social;
  • Falta de atualização pela ausência de interação;
  • Mistura de demandas pessoais com profissionais.

7 dicas para vender no home office e alcançar os melhores resultados

Vamos direto para o tema central deste post. É hora de compartilharmos com você 7 dicas para te ajudara estabelecer uma rotina de home office fazendo todas as suas entregas com excelência. Acompanhe conosco.

1. Estabeleça uma rotina de trabalho e siga-a

A primeira coisa que você deve fazer é definir uma rotina de trabalho e segui-la em todas as etapas.

Tudo começa com planejamento. Da mesma forma que você organizava a sua agenda do dia do escritório, faça o mesmo em casa. Distribua as atividades conforme a ordem de prioridade e execute-as uma a uma no decorrer do dia.

Obviamente, sabemos que imprevistos ocorrem e talvez você precise fugir um pouco do “roteiro inicial”. Não se preocupe se precisar renunciar a realizar uma tarefa para atender a algo que não estava nos seus planos. Comunique a sua gestão direta sobre o ocorrido e siga com as demais responsabilidades dentro do seu tempo restante.

2. Mantenha o seu espaço de trabalho organizado

Num cenário pandêmico onde todos nós fomos pegos de surpresa, todo mundo precisou e ainda precisa se adaptar às demandas do “novo normal”.

Nem todas as pessoas possuem um local adequado para trabalhar em casa, como um escritório ou algo semelhante, por exemplo. Porém, cada uma delas está fazendo o melhor que pode com tudo aquilo que tem em mãos.

Não importa se você trabalha num local apropriado ou não. O mais importante é cuidar bem dele, priorizando a limpeza e a organização. Comece o dia arrumando o seu espaço, deixando-o limpo e pronto para iniciar as suas atividades logo em seguida.

Tenha por perto somente os itens que vai utilizar. O que você não precisa, deixe separado em outro local. De preferência, guarde os materiais em um lugar de fácil acesso para ajudar na localização quando você precisar.

3. Utilize um bom CRM

Uma das formas de turbinar o seu home office é recorrendo a uma boa ferramenta que te ajude a gerir a jornada de compra de cada cliente.

Você consegue este suporte através do CRM. O mercado disponibiliza versões variadas de empresas incríveis que comercializam o recurso. 

O ideal é optar por um que atenda às suas necessidades e da sua empresa. Procure  utilizar um CRM com armazenamento em nuvem que possibilita acessá-lo onde quer que você esteja.

Além de agrupar todas as informações necessárias num único local, o CRM ainda supre as seguintes necessidades:

  • Registro de clientes, empresas e oportunidades de fechar vendas;
  • Funil de vendas em tipos variados que se ajustam aos processos de vendas que a sua empresa utiliza;
  • Apresenta todo o histórico de comunicação de um potencial cliente com a organização;
  • Incorporação com outras plataformas para otimizar o seu trabalho;
  • Modelos de propostas, contratos e demais documentos para agilizar o envio e o recebimento;
  • Assinatura eletrônica para validação de documentos.

4. Adote uma plataforma oficial para comunicação com a equipe

Não é porque você está em casa que a interação e o trabalho compartilhado com a equipe vai deixar de existir.

Pelo contrário, a comunicação e a colaboração seguem mais firmes e fortes do que nunca. E o que não vai faltar são plataformas à sua disposição.

Logo após o início do isolamento social e a explosão do trabalho home office, várias empresas de tecnologia aproveitaram o momento para lançar e aprimorar ferramentas já existentes.

É possível escolher uma que permita a colaboração da equipe na execução das tarefas e ajude a manter a comunicação em tempo real.

5. Realize pequenas reuniões diariamente

Como um profissional da área de vendas, certamente as reuniões diárias faziam parte do seu trabalho presencial.

Em algumas empresas é comum que as equipes se reúnam logo no início da manhã antes de começar as suas atividades.

Mas, cada uma tem suas particularidades e essa realidade pode variar de uma organização para outra. No entanto, todas sabem que esse momento, ainda que breve, é fundamental e faz muita diferença no final do mês.

Por isso, priorize as reuniões diárias para alinhamento rápido e atualize a sua gestão e demais colegas sobre novidades e demais informações relevantes para o negócio.

Manter a sinergia e as atividades internas, mesmo que remotamente, é fundamental para o sucesso do home office.

6. Siga a risca o playbook de vendas

Lembra que falamos sobre a importância de manter o seu ambiente de trabalho organizado? Que você deve deixar à mostra apenas o material que realmente vai utilizar?

Um dos itens mais importantes é o playbook de vendas. Tenha o seu sempre por perto, e atualizado. Isso deve ser uma prioridade (aproveita para colocar essa tarefa na sua lista prioritária).

Um consultor de vendas de excelência não larga o seu playbook de vendas por nada neste mundo. A ferramenta deve ser o seu guia, o seu idioma e tudo o mais que você precisa para  realizar o seu trabalho da melhor forma possível.

Nele, você encontrará: as metodologias de vendas praticadas pela sua empresa, gatilhos mentais para conduzir o seu cliente até a assinatura do contrato e como lidar com as principais objeções que surgirem na jornada.

O playbook de vendas te dará todo o suporte necessário no seu home office. O documento vai te ajudar antes e durante o seu atendimento ao lead.

Caso a sua empresa ainda não disponha deste recurso, você tem outra opção: defina claramente quais são os processos que a equipe deverá seguir para atingir os resultados esperados pela empresa.

7. Defina os principais KPIs de vendas para medir os resultados

Tudo o que mencionamos até aqui só terá valor se você acompanhar de perto cada um dos resultados.

Sem mensurá-los, é impossível saber se as estratégias adotadas pela empresa funcionam, o que tem dado certo e o que necessita de ajuste.

Existem indicadores específicos para a área de vendas que viabilizam a mensuração das informações de forma segura.

Afinal, há decisões que serão tomadas ao longo do caminho que terão como base dados precisos para definir o rumo das próximas ações.

Conclusão

Muitos vendedores e profissionais de áreas diversas conseguem alcançar um nível de produtividade maior trabalhando remotamente do que presencial.

É importante experimentar todas as possibilidades e avaliar qual formato atende às suas necessidades. Independente de onde você estiver, nós temos certeza que os seus resultados serão excelentes. 

E para te ajudar a atingir níveis cada vez mais altos, preparamos um curso de prospecção de empresas que está disponível na Hotmart. Clique para conhecer e começar a aprimorar seus conhecimentos agora mesmo!

Esperamos que tenha gostado do conteúdo de hoje. Até o próximo post e boas vendas!

Posts relacionados

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Search in posts
Search in pages

Mais Recentes

Materiais Ricos

CAPA copia min 600x503 1

Entenda como unir as estratégias de Inbound e Outbound e aumentar os resultados de vendas da sua empresa!

grafismo azul P
grafismo verde P

Se interessou? Fale agora com um especialista

Preencha as informações abaixo e um especialista irá te responder o mais rápido possível!

Preencha as informações abaixo e um especialista irá te responder o mais rápido possível!

form pag 1 e1610992650125
Enviar Mensagem
Fale agora com um especialista!
Olá, Como podemos te ajudar?