5 motivos para utilizar um CRM

29/09/2021
grafismo verde P
grafismo verde P

Sua empresa tem o melhor produto/serviço da região representando por um time de vendas super engajado. Sabia que é possível fazer muito mais com a ajuda da tecnologia, mais precisamente o CRM?

Imagina poder gerir melhor o processo de vendas da sua empresa com a ajuda de um programa que vai gerenciar o relacionamento da sua marca com o seu cliente, tornando a jornada de compra dele um meio saudável para interligar o seu produto à necessidade dele.

Isso não é uma possibilidade, mas uma realidade. E se o seu negócio ainda não dispõe desse recurso, está perdendo tempo, além de muitas vendas, que certamente estão sendo feitas pelo seu concorrente, que utiliza CRM.

Se você ainda tem dúvida sobre o que o CRM pode fazer pelo seu negócio, neste conteúdo nós te daremos 5 motivos para você começar a utilizar o CRM agora mesmo.

Boa leitura!

O que é CRM?

CRM é a sigla para representar o termo Customer Relationship Management, que em bom potuguês significa Gestão de Relacionamento com o cliente.

É um software utilizado por grande parte das empresas para auxiliá-las em seus processos de vendas, de modo a melhorar a interação com o cliente, auxiliando-o a sanar todas as suas dores, além de fidelizá-lo e assim construir uma relação mais duradoura.

crm


Tudo isso é possível graças ao agrupamento de todas as informações essenciais para que as vendas sejam realizadas da melhor forma possível.

Existem vários tipos de CRMs, porém, neste conteúdo, vamos focar nas ferramentas voltadas exclusivamente para as áreas de marketing e vendas.

No tópico seguinte, abordaremos como funciona um CRM básico utilizado por profissionais dos departamentos mencionados acima.

Como funciona um CRM?

Para uma gestão eficiente de todos os clientes e possíveis clientes da base da sua empresa, o primeiro passo é realizar o cadastro de cada um deles. Essa etapa pode ser feita de forma individual ou de uma única vez, através da exportação de um arquivo que contenha a relação de todos os clientes.

Após isso, é preciso registrar todas as informações sobre os clientes. Esses dados englobam desde todas as compras que já foram efetuadas até os canais de comunicação que o cliente prefere ser contatado.

O CRM é um grande aliado na gestão do funil de vendas. Ele permite que o time comercial acompanhe passo a passo a jornada de compra do cliente.

Processo de Vendas - Consultoria e Estruturação Comercial 5 motivos para utilizar um CRM crm


Dessa forma, é possível saber se ele realmente possui fit com a sua marca e se está disposto a investir no seu produto/serviço porque tem a certeza de que solucionará suas dores. Nesse caso, esse é um potencial cliente no qual vale a pena investir tempo para construir um relacionamento genuíno.

Caso contrário, é um contato que deverá ser descartado para ceder espaço aos que realmente possuem interesse em adquirir o que a sua empresa tem a oferecer.

Além disso, o CRM oferece o recurso de geração de relatórios. É uma funcionalidade muito rica, visto que as tomadas de decisões das organizações são feitas com base em dados precisos que definirão o futuro do negócio.

Essas são apenas algumas das aplicabilidades do CRM. Além delas, também é possível utilizá-lo para:

  • Análise de indicadores de desempenho;
  • Integração com outros sistemas voltados para gestão;
  • Automação de tarefas;
  • Processamento na nuvem.

Quais os benefícios que a minha empresa terá ao utilizar um CRM?

Como você já viu nos tópicos anteriores, estamos falando de uma ferramenta de gestão completa. Ela vai transformar a área de vendas da sua empresa.

Ao adotar o CRM no seu negócio, todos os envolvidos no processo sairão ganhando, pode apostar. Mas, se você ainda não se convenceu do poder que esse recurso possui, nós vamos listar aqui 5 benefícios que  sua empresa terá ao utilizar o CRM.

1. Gestão eficaz das vendas

Um bom consultor de vendas sabe que o trabalho dele é totalmente maximizado quando ele possui todo o histórico do cliente, que inclui todos os pedidos de vendas realizados.

Essa é a única maneira possível para que o vendedor entenda a conduta do seu cliente e todos os motivos que o levaram a adquirir um produto ou serviço. Ter esses dados à vista  é fundamental para que as abordagens se tornem cada vez mais objetivas.

Outro ponto importante é o registro acerca dos pedidos feitos pelo cliente. Saber se ele compra bastante ou tem comprado pouco é importante para uma boa administração do estoque da empresa. 

Assim, é possível reduzir custos e desperdícios ao adquirir novas mercadorias que não tinham necessidade de reposição e que provavelmente ficariam sem movimentação no estoque, significando prejuízo para a empresa. 

2. Controle assertivo da carteira de clientes

Um bom CRM ajudará o seu time de vendas a melhorar a gestão da carteira de clientes.

A ferramenta dará total suporte ao vendedor para que ele acompanhe o avanço de cada transação. O monitoramento de cada negociação possibilitará saber as chances reais de cada caso resultar em negócio fechado ou não.

Prospectar novos clientes deve fazer parte da rotina diária de vendas da sua empresa e o CRM deve atuar como parte da sua estratégia, otimizando tempo e demais recursos. Além disso, o CRM oferece muito mais possibilidades do que ferramentas mais tradicionais e menos ágeis.

3. Visão macro do negócio

Imagina receber o desafio de gerenciar um time com alto rendimento, integrado a uma empresa que almeja alcançar voos cada vez mais altos.

Porém, sua visão de todo o processo é totalmente limitada, dificultando a sua missão de oferecer à sua equipe todo o apoio que ela necessita para executar suas tarefas diariamente.

Se você não consegue perceber tudo aquilo que faz parte do cenário no qual está inserido, como fará para que a sua parte seja feita para chegar ao propósito da organização?

O CRM consegue unificar todas as informações possíveis, permitindo que todos os envolvidos tenham acesso direto a elas. Com isso, os dados chegarão nas mãos de quem deverá decidir os próximos passos dados pela organização.

4. Aumento da produtividade

Confessa:  em algum momento, você já desejou ter muito mais tempo para produzir do que normalmente já possui? Num mês de maior movimentação, já sonhou em ter mais um tempinho só para poder vender mais?

Com o CRM, o aumento da produtividade acontece todos os dias e não de vez em quando. Mas, calma! A empolgação é algo bom, mas tem que ser de forma saudável. Produzir mais com menos, desde que não cause danos para quem quer que seja, principalmente se estamos falando da saúde dos profissionais envolvidos.

Esse “empurrãozinho” que o CRM dá no aumento da produtividade é graças à melhoria que ocorre em vários aspectos: comunicação, eficiência nos processos e melhor utilização dos dados armazenados.

5. Controle do follow-up de vendas

Você sabia que uma venda não se concretiza no primeiro contato do cliente com a empresa? Isso se deve a vários fatores, entre eles, não ter ciência do real problema e consequentemente  buscar a melhor maneira de resolvê-lo.

Por essa razão, acompanhar a jornada de compra de cada lead é essencial no processo de vendas. É preciso organização e paciência para agir no momento certo.

É comum que alguns profissionais de vendas desistam de um provável negócio diante da impossibilidade de contato com o lead nas duas primeiras tentativas, o que é uma pena.

Pena porque existe um percentual alto de leads que se convertem em clientes após 5 tentativas. Mérito de quem se planejou, soube como entrar em campo e marcou um golaço. Podemos falar com 100% de certeza que esse vendedor fez uso de um bom CRM para alcançar tais resultados.

Com 5 benefícios incríveis, o que falta pra você implantar o CRM na estratégia do seu negócio?

Como saber se a minha empresa realmente necessita de um CRM?

Apesar de nós termos mostrado as funcionalidades do CRM, bem como todos os benefícios de utilizá-lo, e se você ainda tem dúvidas quanto à efetividade da plataforma, saiba que é absolutamente normal e totalmente compreensível.

Se você nos fizesse essa pergunta, nós responderíamos que sim, sua empresa necessita de um CRM.

Não importa o porte da sua empresa, se ela ainda não possui a mesma quantidade de clientes que o seu concorrente, ou qualquer outra comparação que você ache necessário fazer e utilizar como objeção.

De toda forma, listamos aqui alguns sinais que mostram claramente que a sua empresa precisa de um CRM urgentemente:

Relacionamento generalizado com os leads

Cada pessoa ou grupo de pessoas possui características e necessidades diferentes. Se o seu time de vendas tem tratado a todos os seus leads da mesma forma, é porque ninguém entendeu o sentido de construir um relacionamento transparente e verdadeiro, respeitando as particularidades de cada um, especialmente as suas necessidades.

Relatórios com informações pouco confiáveis

Uma das principais, se não a principal função de um relatório, é fornecer dados precisos que auxiliem, entre outras coisas, na tomada de decisões estratégicas de uma empresa. Se os relatórios da sua empresa não passam credibilidade através do seu conteúdo, é hora de repensar esse formato de fornecimento de dados.

Falta de alinhamento nos processos

As ações na sua empresa acontecem de qualquer forma. Não há planejamento e, consequentemente, alinhamento. Por essa razão, os processos não funcionam e não entregam os resultados que deveriam.

Dificuldade em trazer novos clientes para a empresa

Conquistar novos negócios é importante, da mesma maneira que manter os atuais. Para ganhar ambos os públicos, é preciso conhecer bem como eles se comportam. Se você não sabe, dificilmente conseguirá fidelizar os clientes mais antigos e trazer novos negócios para a empresa.

Conclusão

A tecnologia é uma das maiores aliadas para a alta performance em vendas e marketing da atualidade, potencializando todos os esforços empregados em todas as áreas do processo de vendas, como na prospecção, por exemplo. Quer saber mais sobre o tema? Confira agora mesmo o artigo que nós preparamos sobre prospecção!

Posts relacionados

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Search in posts
Search in pages

Mais Recentes

Materiais Ricos

CAPA copia min 600x503 1

Entenda como unir as estratégias de Inbound e Outbound e aumentar os resultados de vendas da sua empresa!

grafismo azul P
grafismo verde P

Se interessou? Fale agora com um especialista

Preencha as informações abaixo e um especialista irá te responder o mais rápido possível!

Preencha as informações abaixo e um especialista irá te responder o mais rápido possível!

form pag 1 e1610992650125
Enviar Mensagem
Fale agora com um especialista!
Olá, Como podemos te ajudar?