Pós-venda além do óbvio: surpreenda seus clientes em cada etapa

Após fechar um negócio com o cliente, é impossível garantir que ele vai realizar uma segunda compra. Mas calma, existem diversas estratégias para aumentar suas chances de reter e fidelizar o cliente. Para te ajudar, separamos as melhores dicas de pós-venda.
25/08/2023
grafismo verde P
grafismo verde P

Na nossa experiência de assessoria em vendas, vemos este caso específico se repetir em várias empresas: o processo para atrair o cliente, educar sobre a solução e guiá-lo no funil de vendas funciona muito bem… até a efetivação da compra.

Depois que o cliente fecha o negócio, muitas empresas esquecem que ele entra em mais uma etapa do ciclo comercial, que não deve ser negligenciada.

Estamos falando do pós-venda, um conjunto de práticas essencial para aumentar as chances de o cliente voltar a fazer negócio com sua marca.

Para te ajudar com a retenção de clientes, separamos tudo o que você precisa saber para implementar um setor de pós-venda memorável.

O que é pós-venda?

Para começar, pós-venda é o conjunto de interações, ações e estratégias realizadas pela empresa após a venda do produto ou a contratação do serviço.

Essa etapa tem o objetivo de construir um relacionamento duradouro com o cliente, assim desempenha um papel fundamental na fidelização e no crescimento sustentável dos negócios.

Qual a importância do pós-venda?

Para entender a importância do pós-venda, basta pensar no relacionamento com o consumidor como qualquer outro.

Seja com família, amigos ou par romântico, todo relacionamento exige tempo, atenção e trocas significativas, mesmo após a conquista, então por que seria diferente com o cliente?

Em outras palavras, as práticas de acompanhamento após a venda servem para demonstrar ao cliente que a preocupação da empresa vai muito além da venda, pois há a intenção genuína de resolver um problema e proporcionar uma boa experiência ao cliente.

Benefícios do pós-venda

Mas na prática, como o pós-venda reflete na empresa? Separamos os resultados esperados a partir de práticas eficientes:

Redução de custos

Já sabemos que conquistar um cliente novo custa mais do que manter um antigo, por isso o investimento no pós-venda é uma maneira inteligente de reduzir custos.

Basicamente, toda vez que um cliente da base faz uma compra, a empresa deixa de gastar tempo e dinheiro com a aquisição de um novo cliente.

Diferencial competitivo

Como cliente, quantas compras você faz por mês? Com certeza, é um número bem alto. Agora pense, dessas compras, de quantas marcas você se lembra? Dessa vez, o número tende a ser baixo.

Isso acontece porque somos bombardeados de informações, propagandas e soluções o tempo inteiro, assim fica difícil lembrar de todas as interações feitas com empresas diferentes.

Mas não é impossível: quando a empresa faz um bom trabalho na etapa de pós-vendas, há mais chances de o cliente lembrar daquela marca e ainda repetir a compra.

Portanto, o pós-venda representa um forte diferencial competitivo, capaz de destacar uma empresa no mercado.

Retenção

Como já foi dito, o pós-venda tem o objetivo de estabelecer um relacionamento efetivo com o consumidor, isto é, reter o cliente.

Ao realizar ações voltadas para manter o cliente, a empresa conquista uma base sólida de consumidores, que representam oportunidades de vendas.

Fidelização

Mais do que reter, a etapa de pós-venda é capaz de fidelizar clientes. Em outras palavras, as estratégias podem tornar o consumidor leal à marca.

Assim, a fidelização torna o cliente promotor da marca, ou seja, ele tende a indicar a marca para outros potenciais clientes, então o negócio atrai consumidores de maneira orgânica.

Atenção: a fidelização é fundamental para o crescimento do negócio, por isso fizemos um artigo dedicado somente para esse tópico: saiba como fidelizar seus clientes.

Por onde começar: funil de pós-venda

Quem trabalha com vendas já está acostumado com o conceito de funil de vendas: no topo do funil, o cliente toma consciência do problema; no meio do funil, busca uma solução; e no fundo funil, escolhe uma empresa para realizar a compra.

No entanto, ao chegar na última etapa do funil e fechar o negócio, o consumidor entra no funil de pós-venda, uma ferramenta que descreve as etapas que o cliente passa após a compra.

Assim, a estruturação do setor de pós-venda começa com o entendimento do funil e de suas etapas.

Adoção

A primeira etapa do funil de pós-venda é a adoção, também chamada de onboarding. Aqui, a jornada de compra se finaliza, o cliente contrata a solução e começa a utilizá-la.

Nesse momento, o ideal é se apresentar, agradecer pela preferência do cliente e dar o suporte necessário para o usuário extrair o melhor da solução.

Retenção

A retenção, por sua vez, é a etapa responsável por entender e medir a satisfação do cliente com a solução.

O objetivo principal da retenção é garantir que o cliente veja valor no produto ou serviço de forma contínua.

Expansão

Nessa fase, o cliente já enxerga o valor da solução e está disposto a fazer novos negócios, então é a melhor hora para fazer novas propostas de vendas.

Uma boa oportunidade nesse contexto é a aplicação de cross sell e up sell.

Engajamento

Finalmente, o cliente chega ao fundo do funil satisfeito com a solução e engajado com a marca. Portanto, a empresa deve focar em estreitar ainda mais o relacionamento e incentivar indicações.

Melhores estratégias de pós-venda

Agora que você já sabe a teoria, vamos para a prática: como implementar práticas eficientes de pós-venda? 

Listamos algumas ideias que você pode adotar para ter sucesso na retenção:

Suporte ao cliente

Uma coisa é certa: impressões, dúvidas e problemas surgem após a compra, portanto a empresa deve se mostrar disponível para guiar o usuário.

Empresas que trabalham com soluções complexas precisam estar ainda mais atentas a essa estratégia, pois são produtos e serviços que exigem ainda mais suporte.

Alguns exemplos de ações de suporte são materiais com dicas de uso, tutoriais interativos, seção de FAQ detalhada e conteúdos sobre aproveitamento ao máximo da solução.

Resolução de problemas

Além do suporte inicial, também é importante agir ativamente na resolução de problemas durante toda a jornada do cliente.

Os problemas com a solução podem fazer parte do processo, mas se tornam uma questão grave quando a empresa não faz o atendimento adequado.

Hoje em dia, os consumidores são informados e exigentes, então esperam agilidade e praticidade na hora de resolver problemas. Caso contrário, podem migrar para a concorrência e fazer reclamações online.

Para evitar perder clientes e sujar a reputação da marca, considere montar uma central de atendimento (SAC) ou um chat ao vivo, por exemplo. Em último caso, forneça o reembolso, a troca ou até um bônus de compensação.

Acompanhamento pós-compra

Não é necessário esperar um problema aparecer para agir, na verdade o acompanhamento deve fazer parte do processo de vendas da empresa.

Algumas perguntas simples de follow up já são suficientes para demonstrar preocupação com o cliente e se colocar à disposição.

Periodicamente, também é fundamental medir a satisfação da sua base e colher feedbacks, seja através de uma pesquisa de satisfação, do Net Promoter Score (NPS) ou outra maneira de entender o sentimento dos clientes com relação à marca.

Datas especiais

Outra maneira de se aproximar do cliente e fazê-lo se sentir especial é comemorando datas especiais. 

No aniversário, dia do consumidor, dia das mães ou pais, por exemplo, a empresa pode enviar email, mensagens ou até recompensas.

Programas de fidelidade

Além disso, o programa de fidelidade é uma estratégia conhecida por sua eficiência, uma vez que valoriza os clientes já existentes.

Ao oferecer descontos, preços exclusivos e brindes para os consumidores que já compraram da empresa, o negócio recompensa a fidelidade dos clientes e fortalece o relacionamento.

Gestão e análise de dados

Qualquer uma dessas estratégias deve vir acompanhada desta última prática: o monitoramento e a interpretação dos dados.

De maneira geral, a empresa deve implementar as ações de pós-venda e em seguida analisar dados relevantes. Só assim é possível acompanhar o funcionamento das estratégias, tomar decisões informadas e impulsionar melhorias no setor.

Pós-venda: um case de sucesso

Não é segredo para ninguém que a Microsoft, empresa de software e tecnologia, é uma das maiores organizações do mundo.

Evidentemente, ninguém chega nessa posição fazendo vendas únicas para os consumidores, com certeza há um grande trabalho de pós-venda nos bastidores. Mas qual?

Primeiro, ao analisar as estratégias da empresa, notamos que a Microsoft garante um suporte técnico eficiente aos usuários, com chat ao vivo, fóruns de comunidade e atendimento em diversos canais.

Além disso, a organização faz um trabalho interessante de autosserviço, como base de conhecimento e tutoriais em vídeo, o que permite a resolução de problemas por conta própria.

A empresa também oferece atualizações contínuas, para garantir que os clientes tenham acesso aos melhores recursos, e proporciona garantias e políticas de devolução, em caso de defeitos.

Ainda, a marca possui um programa de fidelidade chamado Microsoft Rewards, que gera pontos quando o cliente faz pesquisas específicas, responde questionários, participa de jogos e faz compras. No fim, esses pontos podem ser trocados por diversas recompensas.

Em suma, a Microsoft coloca em prática inúmeras ações de suporte contínuo, retenção e fidelização de clientes, o que sem dúvidas teve impacto no sucesso atual do negócio.

Conclusão

Como gestor de negócios, você deve saber os esforços e os recursos direcionados por trás de cada aquisição de cliente.

O pós-venda é uma maneira de garantir que esse trabalho não seja perdido após uma compra e ainda renda benefícios por muito tempo.

Agora, você já sabe as melhores estratégias para implementar um setor de pós-venda eficiente.

Boas vendas!

Posts relacionados

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Search in posts
Search in pages

Mais Recentes

Materiais Ricos

CAPA copia min 600x503 1

Entenda como unir as estratégias de Inbound e Outbound e aumentar os resultados de vendas da sua empresa!

grafismo azul P
grafismo verde P

Se interessou? Fale agora com um especialista

Preencha as informações abaixo e um especialista irá te responder o mais rápido possível!

Preencha as informações abaixo e um especialista irá te responder o mais rápido possível!

form pag 1 e1610992650125
Enviar Mensagem
Fale agora com um especialista!
Olá, Como podemos te ajudar?