Jornada de compra do cliente: o que é e como ela funciona?

09/02/2022
grafismo verde P
grafismo verde P

Uma boa estratégia de marketing e vendas é indispensável para o sucesso do produto ou serviço de uma empresa. Ela ajuda na elaboração de conteúdos mais estratégicos para a persona da marca e, assim, conduzir adequadamente a jornada de compra do cliente.

Até chegar ao momento do “sim” para o fechamento do negócio, o seu cliente percorrerá uma jornada cheia de aprendizados e descobertas que lhe dará a segurança necessária para a tomada de decisão sobre o que você oferta para ele.

Essa confiança será construída a partir do consumo de conteúdos relevantes e que façam sentido para o que a persona busca. Por isso, quanto mais qualidade e direcionamento tais conteúdos tiverem para ajudar na dor que ela possui, mais otimizado será o seu processo de vendas.

jornada de compra


O post de hoje é inteiramente dedicado à jornada de compra do cliente. Aqui, nós passaremos pelo conceito e a sua aplicabilidade para você conhecer cada detalhe relevante dele.

Boa leitura!

A importância de compreender a jornada de compra do cliente

Apesar do avanço da tecnologia e de pesquisas científicas que ajudam a reestruturar áreas diversas do mercado (em especial, vendas), é comum encontrarmos profissionais e organizações que encontram dificuldades em atrair corretamente o seu público.

Por aqui, em outros conteúdos do nosso blog, costumamos repetir a seguinte afirmação (não necessariamente com as mesmas palavras): por melhor que seja um produto ou serviço, ele não vai se vender sozinho. Reproduzimos um discurso inverso do que normalmente é dito por aí entre alguns empreendedores.

Não importa o que você venda e qual o potencial de sucesso que seu produto tem para o mercado. Sem um bom planejamento e compreensão da relevância da jornada de compra do cliente, dificilmente as vendas da sua empresa alcançarão números expressivos. Ter esse entendimento ajuda na otimização da estratégia de marketing e vendas do negócio.

O Marketing de Conteúdo é uma ferramenta fundamental para atrair potenciais consumidores ao mesmo tempo em que seus esforços contribuem na criação de um bom relacionamento, além de gerar conversões.  

O público do tempo atual é, sem dúvidas, muito mais exigente do que o que se via há anos atrás. Com o mundo na palma da mão, a facilidade de buscar e encontrar informações sobre algum produto ou serviço antes mesmo de comprá-lo ajuda a manter o lead bem informado e orientá-lo sobre a sua tomada de decisão.

Por isso, quanto mais você compreender os passos trilhados pelo público antes da efetivação da compra, maiores são os direcionamentos de ações estratégicas para atrair e converter mais leads.

O que é a jornada de compra do cliente?

A jornada de compra do cliente engloba todas as fases que o cliente vai atravessando desde o primeiro contato com a empresa até a finalização da compra.

Há organizações que incluem a fidelização como parte do processo, quando o cliente está plenamente satisfeito e realizado com o que adquiriu. Nesse momento, ele recusa qualquer oferta das empresas concorrentes e ainda traz novos clientes para a marca através de indicações espontâneas.

jornada de compra


Cada etapa da jornada de compra do cliente demanda ações específicas que conduzirão o lead a avançar para as próximas. O intuito de inserir este modelo como estratégia é entender em qual momento da compra o cliente está. Sua trajetória tem início muito antes da decisão da compr

A análise da jornada ganha mais eficácia a partir da definição da persona da marca, que pode ser construída a partir de entrevistas com clientes reais ou por meio de pesquisa de mercado, principalmente se o projeto de formação da empresa está em fase inicial.

A jornada de compra do cliente é dividida em quatro etapas, como você verá a seguir.

1. Aprendizado e descoberta

Aqui é o seu momento para não medir esforços e atrair a atenção e conquistar o seu potencial cliente. Para isso, compartilhe conteúdos informativos e introdutórios que o eduque em relação ao tema buscado por ele.

2. Reconhecimento do problema

Essa é a etapa mais recomendada para ajudar o lead a reconhecer qual problema ele possui. É uma fase super importante, pois em alguns casos o leitor nem sequer sabe qual a dor que ele carrega. O problema dele pode ou não ser solucionado, sem precisar mencionar o produto ou serviço nesse momento.

3. Consideração da Solução

O lead já sabe qual é o problema dele, então é hora de pesquisar mais sobre o assunto e todas as possibilidades de resolução disponíveis no mercado, analisando e comparando-as. Aproveite para conduzi-lo nesta busca, mostrando-lhe as opções para sanar a sua dor, apresentando a sua marca como potencial e solução mais adequada para o problema.

4. Decisão da Compra

Agora você já pode falar abertamente sobre vendas, destacando a sua solução com todos os seus atributos e vantagens perante os concorrentes. Você pode otimizar o seu discurso utilizando técnicas de persuasão, como os gatilhos mentais, reforçando que a sua marca é a melhor escolha.

O que é e como funciona o Funil de Vendas?

O funil de vendas é uma metodologia que representa de forma bastante instrutiva a jornada de compra do cliente.

Ele recebe esse nome porque o processo de vendas vai de fato se “afunilando”, ou seja, vai estreitando e se aproximando cada vez mais do momento da compra.

As etapas do funil de vendas são de suma importância para o cliente, pois auxiliam em sua trajetória desde a primeira interação com a marca até a compra realizada.

Além disso, a ferramenta é responsável por filtrar quem são os potenciais clientes que realmente têm fit com a empresa e possuem alto potencial de compra.

As etapas da jornada de compra do cliente citadas no tópico anterior ajudam a entender o funcionamento do funil de vendas. Isso porque, se você analisar com calma, cada uma delas encaixa perfeitamente com as etapas do funil de vendas. Confira:

Topo de Funil

Tudo começa com a dúvida ou certeza do potencial cliente sobre um problema que ele tem. Ciente da situação, sua próxima atitude é buscar formas de solucioná-lo. Esse é um momento incerto para o lead, portanto, invista em conteúdos educativos que destaquem os impactos que ele pode sofrer caso sua dor não seja sanada.

Meio de Funil

A consciência do que pode ocorrer caso seu problema não seja resolvido trouxe o lead até aqui. Esse é o momento em que ele explora todas as possibilidades que o mercado dispõe. Aqui a área de vendas entra em ação para avaliar se ele pode avançar para o próximo estágio e tem disposição para investir na sua marca.

Fundo de Funil

Já que o lead chegou até aqui, use todas as técnicas possíveis para convencê-lo de que você possui a melhor solução para ele. Mostre todos os pontos fortes do seu produto ou serviço e que ele não encontrará nada igual nos concorrentes. É hora de apresentar o seu diferencial e construir um relacionamento genuíno e duradouro com ele.

Pontos de melhorias no processo de vendas ocasionados pela jornada de compra do cliente

Estamos chegando ao fim deste artigo, mas antes, compartilharemos um ponto interessante sobre a jornada de compra do cliente.

A ferramenta viabiliza uma melhora expressiva nas vendas das organizações, já que, para ser colocada em prática, é necessário ter acesso às informações sobre os clientes, permitindo um trabalho mais direcionado que potencializa novos fechamentos de negócios. 

Além disso, a jornada de compra do cliente auxilia na criação de um bom relacionamento entre a marca e o consumidor. Por isso, nós separamos 3 vantagens estratégicas que o modelo oferece na prática para o processo de vendas:

1. Identificar o momento da venda

É fundamental entregar ao lead o que ele busca. Quando você ignora a necessidade dele, aumentam significativamente as chances de perder um possível cliente, além do desperdício de recursos preciosos, como tempo e trabalho.

2. Vendas Consultivas

Esse modelo torna o contato personalizado entre o vendedor e o potencial cliente, gerando ainda mais vantagens estratégicas. O trabalho do profissional de vendas é completamente favorecido nesse formato, já que ele oferecerá conteúdos de valor ao mesmo tempo em que esclarece dúvidas e trabalha a venda objetivamente.

3. Aumento da produtividade

Quando você conhece bem o lead e seus hábitos de consumo, há maior facilidade em compreender suas necessidades. Dessa forma, é possível trabalhar diretamente com quem realmente possui interesse na compra, já que é viável identificar quem está apto ou não para ela, otimizando tempo e demais recursos do profissional.

Conclusão

A compreensão da jornada de compra torna quase inevitável o processo de desenvolvimento de uma estratégia de marketing e vendas mais inteligente. O cuidado em entender o ponto de vista da outra parte envolvida é um dos pontos fortes do modelo. 

Temos uma dica imperdível para você que está em busca de potencializar os resultados do seu negócio. Em parceria com a Hotmart, preparamos um curso de Prospecção de Empresas. Visite a página agora mesmo e garanta a sua inscrição.

Nos vemos no próximo conteúdo. Até lá e boas vendas!

Posts relacionados

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Search in posts
Search in pages

Mais Recentes

Materiais Ricos

CAPA copia min 600x503 1

Entenda como unir as estratégias de Inbound e Outbound e aumentar os resultados de vendas da sua empresa!

grafismo azul P
grafismo verde P

Se interessou? Fale agora com um especialista

Preencha as informações abaixo e um especialista irá te responder o mais rápido possível!

Preencha as informações abaixo e um especialista irá te responder o mais rápido possível!

form pag 1 e1610992650125
Enviar Mensagem
Fale agora com um especialista!
Olá, Como podemos te ajudar?