9 gatilhos mentais para utilizar em uma negociação


25/11/2021
grafismo verde P
grafismo verde P

Vender vai muito além da necessidade do cliente. Não basta apenas que outra pessoa ou uma empresa manifeste interesse para comprar algo. O momento da negociação é a parte mais importante do processo para convencer o outro lado do motivo pelo qual deverá comprar seu produto ou serviço.

Por isso, você deverá contar com alguns recursos para tornar esta etapa mais assertiva. Um deles será o uso de gatilhos mentais.

Um meio simples de conduzir o seu cliente para o momento do tão esperado “sim”. Uma resposta positiva para você e para a solução dos problemas dele também.

Não precisa se preocupar, porque estamos falando de algo absolutamente simples. Vamos compartilhar contigo 9 gatilhos mentais para você utilizar na fase de negociação.

Boa leitura!

Gatilhos mentais

O que são gatilhos mentais?

Nem sempre fazer uma negociação vai ser algo fácil, especialmente para quem trabalha no modelo de negócios B2B.

Geralmente, o processo de compra é um pouco mais complexo do que em outros cenários, envolvendo outras variáveis. Não existe uma fórmula mágica para vender mais, algo que já vem pronto para você aplicar e multiplicar os números da sua empresa instantaneamente. 

O que pode ser feito é utilizar pequenas estratégias que, quando juntas, podem fazer uma grande diferença no final. Uma delas é o uso de gatilhos mentais, como já falamos na introdução deste post. A aplicação correta delas em uma negociação pode mudar completamente o rendimento de um processo de vendas.

Mas, afinal, o que são esses gatilhos mentais?

Podemos dizer que gatilhos mentais são estímulos que o cérebro recebe para o momento de tomada de decisão. Eles são como informações isoladas resultando em ações imediatas.

A nossa mente está pronta para responder de forma positiva a cada vez que receber um estímulo específico. Essa provocação está inserida em um contexto social e emocional, fazendo com que a nossa mente decida pelo que vai comprar.

Se isso realmente acontece, então, num cenário de negociação de vendas, estamos propensos a dizer sim e assinar o contrato, certo? Certíssimo.

Isso significa que o vendedor pode utilizar os gatilhos mentais a seu favor? Obviamente. Porém, utilizar essa estratégia requer bastante cuidado.

É preciso deixar claro que o uso de gatilhos mentais em uma negociação não é convencer nem persuadir o cliente a comprar algo que ele não precisa. O objetivo é fazê-lo perceber os benefícios de algo que pode solucionar todas as dores dele.

Principais gatilhos mentais para utilizar em vendas

Depois de uma longa explicação sobre os gatilhos mentais, é hora de falarmos sobre os mais utilizados na hora da negociação. Separamos os principais gatilhos para você conhecer e aplicar nas suas vendas.

1. Reciprocidade

Faz parte da nossa rotina recebermos algum ato de generosidade de outra pessoa onde quer que estejamos. Automaticamente, sentiremos um certo compromisso em retribuir o gesto da outra pessoa em algum momento, correto?

Se você não sabia, isso é uma espécie de gatilho mental.

Para quem trabalha com vendas B2B, essa premissa também é válida. A metodologia Inbound Marketing prega que uma marca deve agregar valor ao possível cliente através de algo valioso.

Quando você entrega algo valioso para o cliente, estabelece uma relação de confiança e atenção. Em algum momento, você será recompensado por ele.

Veja alguns exemplos de como usar o gatilho mental de reciprocidade:

  • Disponibilizando algum conteúdo de valor para o lead;
  • Realizando uma venda consultiva;
  • Oferecendo um teste de produto ou serviço por um tempo bem limitado.

2. Compromisso e coerência

Se tem um gatilho mental muito poderoso no meio de uma negociação, estamos falando dele neste exato momento.

Para ganhar a atenção e o respeito do seu potencial cliente, seja coerente com o que você fala e realiza.

A coerência ajuda a manter a constância a partir de uma decisão tomada. Da mesma forma que, quando você estabelece um compromisso com algo ou alguém, é fácil de manter a postura, seja para pequenas ou grandes atitudes.

Para quem é da área de marketing e vendas, é interessante começar os processos dando pequenos passos ao invés de escolher por um maior. Assim, se você obtém êxito, as portas se abrirão para algo nem maior e mais complexo.

Um exemplo prático disso, é: durante o agendamento de uma reunião com o prospecto, estabeleça perguntas que serão feitas no intuito de obter uma resposta positiva. Depois, é só entrar no assunto do agendamento da reunião.

3. Prova Social

Certamente você já comprou com base no depoimento positivo de alguém a respeito de uma marca. Seja porque foi uma pessoa próxima que recomendou ou alguém que você sequer conhece deixou um depoimento no site da empresa falando sobre sua experiência.

A prova social é utilizada para criar autoridade de uma marca através da experiência de outros usuários. 

Se eles tiveram uma experiência incrível e se sentem à vontade para compartilhar, a empresa acaba gerando confiança entre seus possíveis compradores através dos depoimentos.

Outros exemplos de prova social: cases de sucesso, clientes considerados referência no mercado e abordagem de vendas de forma bem estratégica:

“Um de nossos clientes mais antigos, pessoa X, enfrentava essa mesma dificuldade que você. Conseguimos solucionar o problema dele e desde então está conosco.”

4. Afeição

É bem mais fácil alguém dizer “sim” para outra pessoa com a qual ela se sinta confiante e confortável.

Vários fatores contribuem para criar uma situação de confiança entre duas pessoas. Com isso, quanto mais próximo o seu cliente se sentir de você, maiores serão as chances dele comprar o que você oferece.

Uma das formas criar afeição é através de um relacionamento genuíno com o seu prospecto. Como qualquer relação existente, ela também é construída na base da constância. Os contatos devem ter uma frequência considerável, não somente “de vez em quando”.

Lembre-se. Quanto mais próximo o lead se sentir, mais ele confiará naquilo que você fala e acatará suas sugestões.

5. Autoridade

Você sente mais segurança em comprar um produto ou serviço de quem demonstra segurança e domínio do que fala?

Se sua resposta foi positiva, agora veja a mesma situação por outro ângulo. Se isso acontece com você, por que não seria da mesma forma com o seu cliente?

Mostrar que conhece profundamente o produto ou serviço que sua empresa vende gera autoridade para o lead.

Para aplicar esse gatilho mental é necessário que a sua empresa construa autoridade no mercado. Dessa forma, haverá comprovações de que se trata de uma instituição especialista no assunto.

A autoridade pode ser construída de formas variadas: produzindo conteúdos relevantes, participação e promoção de palestras, além da parceria com experts do mesmo segmento.

6. Escassez

Quem nunca ouviu que “só damos valor quando perdemos”?

Nesse gatilho mental a perda ainda não aconteceu de fato, mas está bem próximo. Se o seu cliente não fechar negócio até o final do dia, ele perderá alguma vantagem incrível que a sua empresa oferecerá.

Pode ser uma informação exclusiva, um bom desconto ou até mesmo a disponibilidade do produto / serviço em curto prazo.

Aqui temos um caso de um gatilho que se conecta com outro: o da urgência. Ambos trabalham juntos para você conseguir fechar uma negociação com todos os recursos que você precisa.

7. Efeito halo

O efeito halo é um tipo de gatilho que se conecta diretamente com a apresentação pessoal do profissional. Estudos comprovaram que pessoas elegantes e atraentes têm melhor desempenho em ambientes corporativos.

Seja para a contratação em uma entrevista de emprego ou para o tratamento direto com clientes e fornecedores, estas pessoas estão mais propensas a receber um sim como resposta.

Muito cuidado com este gatilho. É preciso ter cautela para não haver excessos e causar transtornos.

É preciso deixar claro que não se trata de julgamento da competência de um profissional baseado na sua aparência. Mas é inegável que uma pessoa bem vestida, limpa e educada transparece cuidado e preocupação naquilo que ela faz.

8. Dor e prazer

Você tem uma excelente oportunidade para mostrar ao seu potencial cliente o quanto a sua marca pode ser a solução que ele busca.

Faça com que ele perceba os paradoxos entre dor e prazer no seu contexto atual. A dor é caracterizada pelo problema que ele possui e precisa resolver. Já o prazer é o que ele sentirá ao sanar as suas dores por meio da sua solução.

9. Significância

Todas as pessoas gostam de se sentir importantes. Quando elas são percebidas, valorizadas e ouvidas, elas se sentem especiais e únicas.

Esse gatilho é ativado nas organizações através de algo muito simples: tratar o cliente como um ser humano singular.

Conclusão

Os gatilhos mentais são uma ferramenta poderosa para quem trabalha com vendas B2B. Porém, há outro recurso tão valioso quanto: o rapport. Clica aqui e vem aprender mais sobre ele e aumentar ainda mais as suas chances de fechamento de negócios. Boas vendas!

Posts relacionados

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Search in posts
Search in pages

Mais Recentes

Materiais Ricos

CAPA copia min 600x503 1

Entenda como unir as estratégias de Inbound e Outbound e aumentar os resultados de vendas da sua empresa!

grafismo azul P
grafismo verde P

Se interessou? Fale agora com um especialista

Preencha as informações abaixo e um especialista irá te responder o mais rápido possível!

Preencha as informações abaixo e um especialista irá te responder o mais rápido possível!

form pag 1 e1610992650125
Enviar Mensagem
Fale agora com um especialista!
Olá, Como podemos te ajudar?