O que é a venda consultiva e quais seus benefícios?

13/01/2022
grafismo verde P
grafismo verde P

Você já utilizou todas as técnicas para aumentar o número de vendas da sua equipe, mas não vê resultados? Que tal recorrer à venda consultiva?

Vender requer disposição e investimento para conhecer em cada detalhe a necessidade do seu cliente. Disposição para investigar cada informação recebida e investir tempo em construir um relacionamento sólido com o seu prospect.

Parar para ouvir o que o seu lead tem a dizer. Parece algo bem simples, não é mesmo? Mas, acredite: muitos profissionais não o fazem. E, agindo dessa forma, perdem oportunidades incríveis de fechar bons negócios.

venda consultiva


A boa notícia é que você e sua equipe podem trilhar um caminho completamente inverso. Quer saber mais sobre a venda consultiva e as vantagens em adotá-la na sua estratégia? Preparamos este post para falarmos tudo o que você precisa saber sobre o tema.

Boa leitura!

O que é venda consultiva?

Antes de chegar ao conceito da venda consultiva, precisamos te alertar sobre algo importante  e que fará toda a diferença no seu processo de vendas.

Se em algum momento você ouviu, acreditou e absorveu que as técnicas de vendas seriam suficientes para transformar os seus números, sentimos muito em dizer que, sim, você foi enganado. Mas, só até este momento. Ainda bem!

É importante deixarmos claro que os métodos de vendas são, de fato, eficazes. Porém, eles não fazem “milagre” sozinhos. Os resultados são obtidos  quando as técnicas de vendas são aplicadas a outras práticas indispensáveis, como, por exemplo:

  • Conhecimento detalhado a respeito do produto ou serviço comercializado;
  • Treinamento eficaz para todas as áreas envolvidas;
  • Um bom processo de vendas.

Diante de tantas técnicas disponíveis, uma das mais essenciais para ajudar a alavancar as vendas do seu negócio é a venda consultiva.

A venda consultiva é uma metodologia de vendas que consiste em, como o termo sugere, em “consultar” e atender as necessidades do seu possível cliente. Em outras palavras, é quando o profissional de vendas vai muito além do seu objetivo final: vender. 

Antes de chegar neste momento, ele deve sair da sua zona de conforto de, até, muitas vezes fazer o seu trabalho de qualquer forma e com isso conquistar mais um novo cliente para a empresa. 

O vendedor será muito mais do que um cargo, ele será um parceiro do seu lead. Esse perfil de profissional fala com autoridade sobre o produto ou serviço que está sendo apresentado. Com isso, ele dispõe de todos os recursos necessários para ajudar verdadeiramente o prospect a sanar todas as suas dores.

Como a venda consultiva funciona na prática?

Como já mencionamos no tópico anterior, a venda consultiva se dá a partir do momento em que o vendedor se transforma em um consultor. 

Com isso, o profissional deverá ativar alguns gatilhos mentais importantes para o processo, como a reciprocidade e autoridade. 

Quando a outra parte interessada se dá conta de que há um profissional genuinamente interessado em ajudar na resolução dos seus problemas, aumenta o nível de confiança na outra parte envolvida, gerando um rapport ainda mais elevado.

Além disso, quando o potencial cliente percebe que o diálogo é conduzido por uma pessoa com autoridade no assunto, aumentam as possibilidades de fechamento de negócio.

Quais são os principais benefícios de praticar a venda consultiva?

Quando você aplica a venda consultiva à estratégia da sua organização, a sua organização é contemplada com vantagens diversas. Selecionamos as principais delas para você conhecer. Acompanhe:

Redução do Churn

Churn é um indicador utilizado para mensurar o total de clientes e receitas perdidas pela empresa dentro de um período específico.

Além dessa observação, a métrica também consegue analisar se a sua organização segue um fluxo de crescimento saudável ou não. 

Sempre mencionamos aqui no blog que não adianta empregar todos os esforços possíveis se não acompanhar os resultados e saber se estes correspondem a todos os investimentos feitos ou simplesmente não passou de gastos desnecessários, além de um mau negócio.


Imagine toda a trajetória que você e sua equipe precisaram percorrer para trazer novos clientes para a carteira e perdê-los em pouquíssimo tempo.

Você sente que não deu tempo o suficiente para a sua marca proporcionar a melhor experiência e o consumidor não conseguiu desfrutar de todas as vantagens ofertadas pelo seu produto ou serviço.

Os principais motivos que levam ao cancelamento da compra e redução dos lucros são:

  • Decepção e expectativas não atendidas – um dos motivos pelo qual esse cenário se estabelece é que em alguns casos o cliente se vê diante de uma realidade onde não recebeu nem um terço daquilo que foi prometido durante a negociação;

  • A marca deixou a desejar no suporte para maior aproveitamento do produto ou serviço – aproveitando o gancho do ponto anterior, mais uma vez nos vemos falando sobre promessas feitas para o cliente que não foram cumpridas. Entre elas, a de que não faltaria nenhum apoio sempre que fosse necessário caso surgissem dúvidas na hora de utilizar o produto ou serviço;

  • Compra realizada por status, não por necessidade – apesar de que o status também pode ser considerada uma necessidade a ser atendida, aqui estamos vendo o processo de vendas voltado para oferecer soluções para problemas efetivos pessoais ou corporativos. Muitas vezes, a aquisição se dará apenas pelo fato de considerar a compra como algo interessante para ter, mesmo que a sua funcionalidade não seja essencial;

  • Produto ou serviço não acompanhou as tendências do mercado – é comum que os clientes mudem o seu comportamento de consumo. Eles são bombardeados a todo o tempo com informações sobre novidades no mercado oferecidas pelos concorrentes. Se a empresa de onde ele comprou não se atualiza diante das novas tendências do mercado, o encerramento do contrato sai de possibilidade para realidade;

Aumento do ticket médio

Uma das maiores vantagens da venda consultiva é o aumento do ticket médio da empresa. Isso acontece porque o cliente satisfeito não pensará duas vezes em fechar negócio relacionado ao mesmo produto já adquirido ou itens complementares.

Consequentemente, a receita da empresa é incrementada através de compras que a princípio não estavam nos planos do cliente. Porém, dado o alto nível de satisfação com o produto ou serviço, o relacionamento entre a marca e o consumidor  naturalmente se estenderá por mais tempo.

Melhora no NPS

O NPS (Net Promoter Score) é uma ferramenta para avaliar a satisfação de um cliente em relação à uma marca.

A análise é feita mediante a pontuação dada pelo cliente e o quanto ele recomendaria o produto ou serviço para um amigo.

A nota concedida pelo cliente revelará o seu nível de satisfação em três categorias: Promotor (de 9 a 10), Neutro (de 7 a 8) e Detrator (de 0 a 6).

É comum que um potencial cliente faça pesquisas sobre a marca antes de optar pela marca. O NPS auxilia bastante na tomada de decisão.

Ou seja, quanto mais a venda consultiva é praticada, maior é a chance de fechar negócio com um cliente que realmente tenha fit com o produto ou serviço que atenda todas as suas expectativas.

Aumento da autoridade da marca

Quanto mais um vendedor sabe a respeito do seu cliente, mais ele conseguirá unir o útil ao agradável: vender o produto ou serviço certo para a pessoa certa.

Isso evita que a marca seja vista como uma empresa que desconhece o seu público, preocupada apenas com lucratividade, sem analisar se o que ela propõe de fato resolverá os problemas do seu consumidor.

Quais os requisitos necessários para realizar uma venda consultiva?

Para que a sua empresa tenha sucesso com a estratégia da venda consultiva, é preciso que a equipe de vendas atenda aos requisitos abaixo.

Estudar e conhecer o mercado e os leads que serão abordados

Estudar sempre. O aprendizado é contínuo, estamos sempre aprendendo algo diariamente, seja através da descoberta de informações valiosas ou até mesmo no compartilhamento daquilo que já sabemos com os demais.

Se você deseja integrar a venda consultiva na sua equipe, estimule-os a pesquisar mais sobre o mercado em que a sua marca está inserida. Sondar bem o “terreno”, entendendo todo o seu potencial de exploração ajuda na hora da apresentação do produto ou serviço.

Além disso, é indispensável saber quem é o seu potencial cliente. Ter em mãos todas as informações essenciais a respeito dele faz toda a diferença na hora da abordagem.

Conhecer bem o produto ou serviço ofertado

Pare um minuto e responda: quando está na sua condição de cliente, você sente mais segurança quando o profissional de vendas domina todas as informações sobre o produto que você deseja comprar? Dá vontade de comprar logo e correr para casa e começar a utilizar, correto?


Se isso acontece com você, com o seu cliente não é diferente. Por isso, é crucial que o seu vendedor tenha em mãos todas as informações relevantes sobre o que o seu negócio comercializa. Um profissional despreparado pode colocar tudo a perder, sem a menor chance de reversão da situação.

Dominar técnicas de contorno de objeções

É comum lidar com prospects com várias objeções sobre o que está sendo oferecido para ele. Em alguns casos, ele consegue vencer pelo cansaço o vendedor que não tem argumentos  necessários para convencê-lo a fechar negócio.

Mas, o profissional da venda consultiva é diferenciado. Ele sabe dominar técnicas de contorno de objeções, levando o cliente a analisar todas as vantagens na aquisição de um produto ou serviço.

Praticar a escuta ativa

Fale menos e ouça mais. A propósito, quem realmente precisa falar bem mais é o cliente. Você ouve, absorve e utiliza tudo o que ouviu para ajudar a conduzir o seu cliente pelo caminho mais assertivo que o levará a solução dos seus problemas.

A escuta ativa é uma prática muito utilizada na venda consultiva, pois permite que o vendedor possa aprender muito mais ouvindo da outra parte do que apenas falando desenfreadamente (e desesperadamente) sobre o que deseja vender.

Conclusão

A concretização de uma venda só acontece quando há uma conexão verdadeira entre o profissional de vendas e o potencial cliente. Esse processo é facilitado a partir da aplicação da venda consultiva.

Você pode ter o produto ou serviço mais incrível do mercado, mas, não haverá serventia se não for possível estabelecer uma ligação com o seu lead e compreender todas as suas dores.

Tudo isso é indispensável para realizar uma prospecção eficaz. Clique aqui e aprenda mais sobre o tema no nosso blog. Preparamos um conteúdo especial para o assunto que vai te ajudar a vender muito mais. Aproveite bastante e boas vendas. nos vemos no próximo post.

Posts relacionados

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Search in posts
Search in pages

Mais Recentes

Materiais Ricos

CAPA copia min 600x503 1

Entenda como unir as estratégias de Inbound e Outbound e aumentar os resultados de vendas da sua empresa!

grafismo azul P
grafismo verde P

Se interessou? Fale agora com um especialista

Preencha as informações abaixo e um especialista irá te responder o mais rápido possível!

Preencha as informações abaixo e um especialista irá te responder o mais rápido possível!

form pag 1 e1610992650125
Enviar Mensagem
Fale agora com um especialista!
Olá, Como podemos te ajudar?