Consultor de Vendas: o que faz, habilidades e por que contratar? 

O consultor é uma peça importante para construir uma máquina de vendas, mas antes de realizar a contratação, você precisa saber o que ele faz, como se diferencia do vendedor, os possíveis resultados e quando contratar. Continue a leitura para entender cada detalhe.
23/08/2023
grafismo verde P
grafismo verde P

A internet otimizou diversos processos dentro das empresas, mas ela também facilitou a vida do consumidor, que agora possui acesso a inúmeras informações.

Dessa forma, o cliente pesquisa, se informa e compara diversas opções antes de tomar a decisão da compra, então está cada vez mais exigente e seletivo.

Nesse cenário, um profissional preocupado em vender e bater metas dificilmente consegue convencer o cliente da necessidade da solução, pois falta uma imersão completa no mundo do cliente.

É aqui que entra o consultor de vendas, um profissional focado na aquisição de novas vendas. Continue a leitura para entender as peculiaridades desse cargo e quando contratar na sua empresa.

O que é um consultor de vendas?

Vamos começar pelo conceito: o consultor de vendas é o profissional da área comercial responsável por entender a realidade e as necessidades do cliente a fundo, com o intuito de oferecer a melhor solução possível.

Assim, o consultor de vendas atua como um conselheiro do cliente durante a jornada de compra, com foco na construção de estratégias e melhoria nos processos.

O que faz um consultor de vendas?

Basicamente, esse profissional é encarregado de fazer o diagnóstico de mercado, conhecer as necessidades do público, identificar oportunidades e oferecer soluções de acordo com a demanda do cliente.

Além disso, o consultor também realiza a análise do processo de vendas, implementa melhorias na operação, treina colaboradores e estuda o andamento das estratégias.

Consultor de vendas X Vendedor

De fato, tanto o vendedor quanto o consultor de vendas se preocupam com o fechamento da venda, no entanto há uma diferença expressiva na abordagem do potencial cliente.

Nesse sentido, o consultor de vendas se destaca por causa da venda consultiva, abordagem na qual o profissional age como um orientador, entendendo as necessidades do cliente antes de oferecer a solução adequada.

Ou seja, o consultor de vendas exerce uma postura de escuta ativa. Mas é importante ressaltar que o vendedor também pode realizar a venda consultiva.

Além disso, o consultor  vai além das atividades básicas do processo de vendas, realizando ainda uma avaliação intensa do mercado e da realidade do cliente.

Outra diferença é o acompanhamento do cliente, pois o vendedor costuma finalizar a assistência ao lead após a efetivação da compra. Enquanto isso, o consultor realiza o trabalho de acompanhar o cliente.

Habilidades do consultor de vendas

Agora que você já sabe a diferença entre o vendedor e o consultor, vamos ver quais as habilidades necessárias para se tornar um consultor de vendas:

  • Escuta ativa: a habilidade de fazer perguntas, estabelecer um diálogo fluido e ouvir com atenção ao cliente é essencial para o consultor;

  • Empatia: não adianta só ouvir, o consultor deve ser capaz de demonstrar empatia com as dores do potencial cliente, a fim de estabelecer um relacionamento de confiança;

  • Liderança: como esse profissional realiza treinamentos, é crucial desenvolver a habilidade de liderar uma equipe;

  • Atualização: para realizar diagnósticos de mercado e identificar melhores estratégias, o consultor deve procurar atualizações constantes;

  • Adaptação a mudanças: o consultor de vendas coloca em prática as mudanças necessárias para sobreviver no mercado, então deve ser capaz de se adaptar.

Como esse profissional pode ajudar sua empresa?

A contratação de um consultor de vendas pode apresentar os seguintes resultados no negócio:

Aceleração de vendas

A princípio, a aquisição de um consultor de vendas tem impacto na aceleração das vendas, ao oferecer uma abordagem mais centrada no cliente.

Isso acontece porque a abordagem consultiva proporciona a oferta de soluções mais adequadas às necessidades dos clientes, assim há maiores chances de conversão. 

Além disso, com as habilidades de entender o cliente, o consultor consegue encurtar o ciclo de vendas e acelerar a tomada de decisão. Mas claro, a diminuição do ciclo de vendas não depende somente da abordagem, como também da solução vendida, por isso às vezes não é possível reduzi-lo, nem mesmo com um consultor.

Expertise em vendas

Vamos ao segundo ponto: a expertise em vendas se trata de um alto nível de conhecimento, habilidades e experiências adquiridos por um profissional de vendas ao decorrer da carreira.

Hoje em dia, muitos negócios buscam profissionais com expertise em vendas, pois a dinâmica atual do mercado não permite mais que os vendedores tenham conhecimento apenas sobre seu produto/serviço.

Ao priorizar o consultor de vendas, a empresa garante a contratação de um profissional com compreensão completa do mercado, do público, das tendências e das melhores práticas.

Estratégias e insights

Ademais, o consultor faz um trabalho minucioso de análise do processo de vendas, assim esse profissional consegue avaliar o funcionamento das estratégias e processos e obter insights valiosos sobre a operação.

E o melhor de tudo: esse trabalho é feito diretamente por um colaborador da área comercial, isto é, o consultor, que está em constante contato com os clientes, portanto possui uma visão privilegiada para identificar lacunas nos processos.

Redução de custos

Ao identificar ações e estratégias que não estão dando resultado, o consultor já identifica investimentos que podem ser descartados.

Através dessa análise, a empresa consegue reduzir custos e aproveitar cada gasto da melhor maneira possível.

Um bom exemplo é o investimento em ferramentas inadequadas para auxiliar o time comercial nas suas atividades diárias, que podem ser descartadas ou trocadas.

Aumento da receita

Ainda, a atuação de consultores de vendas gera o aumento da receita, porque a abordagem personalizada influencia na construção de um relacionamento com o cliente, o que gera oportunidades de vendas complementares.

Em segundo lugar, a venda consultiva e o foco no cliente resultam em melhores taxas de conversão de leads em vendas, o que consequentemente aumenta a receita.

Por fim, os consultores realizam treinamentos com a equipe de vendas, o que pode melhorar resultados e contribuir para um crescimento consistente e sustentável das receitas.

Crescimento do negócio

A implementação de consultores de vendas demonstra o interesse do negócio em se adaptar às mudanças do mercado e aos novos hábitos do consumidor. Definitivamente, esse é um passo crucial para crescer como empresa.

Junto a isso, a aquisição de novas vendas, impulsionadas pelo consultor, gera mais receita e atrai mais clientes, o que auxilia no desenvolvimento do negócio.

Checklist para contratar um consultor de vendas

Mesmo sabendo das vantagens de ter um consultor de vendas na equipe, ainda é necessário saber se esse investimento condiz com o cenário da sua empresa. 

Pensando nisso, fizemos um checklist para a contratação desse profissional. Considere contratar um consultor se sua empresa está passando por algum desses desafios:

Mudanças no mercado

Já citamos aqui algumas mudanças no mercado e no comportamento do cliente, que são gerais e bastante perceptíveis.

Porém, em cada segmento de atuação, outras inúmeras mudanças ocorrem constantemente, e claro, nem sempre é fácil acompanhar cada uma.

Se você sente dificuldade em acompanhar os concorrentes e se adaptar às transformações do mercado, talvez seja a hora de contratar um profissional treinado para monitorar o mercado e implementar as devidas inovações, tal qual o consultor de vendas.

Processo de vendas indefinido

Outro sinal de que sua empresa precisa de um consultor é a falta de um processo de vendas bem estruturado.

O processo de vendas é a ferramenta responsável por orientar a operação dos vendedores e elencar as melhores ações para fechar um negócio.

Mesmo com excelentes profissionais de vendas, é impossível alcançar todo o potencial da equipe sem um processo de vendas definido, e o consultor pode te ajudar com isso.

Baixa produtividade da equipe comercial

O time comercial é o coração da empresa, por isso é fundamental manter um bom desempenho. Quando a equipe de vendas demonstra uma baixa produtividade, é hora de pensar em soluções.

O consultor de vendas é capaz de diagnosticar problemas na operação, oferecer treinamento, identificar as melhores estratégias e medir o progresso. 

Em resumo, esse profissional pode proporcionar a perspectiva externa e especializada que o seu time precisa para melhorar o desempenho.

Dificuldade de novas vendas

Muitas vezes, o problema da empresa não é o desempenho abaixo do esperado, mas sim o desempenho estagnado. Afinal, como seu negócio vai crescer se os resultados permanecem iguais?

Aqui, o consultor também é útil, pois ele pode analisar a estratégia atual de geração de leads, sugerir novos canais de vendas, aprimorar a abordagem, compartilhar técnicas e por aí vai.

Baixa retenção de clientes

Para finalizar, sua empresa perde clientes com facilidade? Nesse caso, sua equipe comercial está fazendo um bom trabalho em atrair clientes, mas deixa a desejar na retenção.

Sobre isso, o consultor de vendas traz um olhar que pode estar faltando na área comercial: o foco no cliente, a preocupação com a experiência e a construção de relacionamento. 

Por meio de ações voltadas para manter o cliente satisfeito, há mais chances de reter e fidelizar o seu consumidor.

Conclusão

De modo geral, o consultor de vendas é uma aquisição interessante para empresas que buscam acelerar as vendas e melhorar processos.

Esse profissional proporciona um impacto significativo nos números da empresa, seja na taxa de conversão, na receita ou na quantidade de clientes.

Mas o consultor de vendas conquista muito mais que números, pois auxilia ainda na formulação de estratégias, na evolução do time comercial e no crescimento do negócio.

Se você quer dar o primeiro passo nessa jornada de diagnósticos e melhorias, entre em contato com nosso time de especialistas em vendas.

Até mais!

Posts relacionados

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Search in posts
Search in pages

Mais Recentes

Materiais Ricos

CAPA copia min 600x503 1

Entenda como unir as estratégias de Inbound e Outbound e aumentar os resultados de vendas da sua empresa!

grafismo azul P
grafismo verde P

Se interessou? Fale agora com um especialista

Preencha as informações abaixo e um especialista irá te responder o mais rápido possível!

Preencha as informações abaixo e um especialista irá te responder o mais rápido possível!

form pag 1 e1610992650125
Enviar Mensagem
Fale agora com um especialista!
Olá, Como podemos te ajudar?