Você percebeu que ultimamente explorar os canais de vendas tradicionais não têm gerado resultados positivos para a sua empresa? A boa notícia é que existe uma luz no fim do túnel e ela atende pelo nome de Social Selling.
Trazemos para você uma solução em forma de canal de vendas para resolver seus problemas com todos os outros canais de vendas. Que tal?
Essa é uma possibilidade a ser explorada especialmente para quem trabalha com vendas na modalidade B2B. Experimente o Social Selling e veja a magia acontecer. Que, como você sabe, de mágica não tem nada. Mas, para compensar, há muito trabalho pela frente e, quando bem feito, dá seus frutos.
Para saber mais como inserir o Social Selling no seu processo de vendas, continue conosco até o fim deste artigo que nós preparamos especialmente para você.
Boa leitura!
O que é o Social Selling?
Com o advento das mídias sociais, nós descobrimos uma infinidade de possibilidades de utilizá-las a nosso favor. Graças a elas, nossos objetivos se conectam com suas utilidades e o processo flui normalmente através de suas soluções.
Um desses objetivos é a busca frequente por produtos e serviços que sejam a resposta definitiva para a resolução de problemas que nos tiram do eixo em nossa rotina. E é justamente neste momento que entra em cena o Social Selling.
O Social Selling se define pela utilização de redes sociais como suporte para alavancar a interação entre os potenciais clientes, e, assim, ajudar efetivamente no aumento das vendas.
Ficou em dúvida sobre como utilizar o Social Selling na sua rotina de vendas? Talvez seja mais simples do que você imagina. E o melhor: provavelmente você já o faça, só ainda não sabe. Deixa que nós te explicamos.
Se a sua marca:
- acompanha os termos mais buscados nas redes sociais;
- produz algum ou vários conteúdos para blogs sempre que há uma ideia bacana;
- aciona o Google Alertas;
- segue os seus potenciais clientes no LinkedIn.
Então você já faz o Social Selling. Viu só como não é nada de outro mundo e que não esteja ao seu alcance?
Em outras palavras, o Social Selling é fazer uso de ferramentas do marketing digital oferecidas pelas mídias sociais com o intuito de transformar a sua interação com leads em algo mais atrativo, e, assim, aproximar-se mais deles.
Atitudes como estas são opções aos cold calls, ou seja, entrar em contato com o prospect por telefone sem antes haver qualquer outra comunicação prévia. Em alguns casos, sabemos que este tipo de abordagem não é bem recebida pelos clientes em potencial.
Os recursos para fazer o Social Selling estão disponíveis em todas as redes sociais. Cabe a sua organização ajustá-los à sua realidade, ou seja, aplicá-los às mídias nas quais estejam os seus leads.
Quais os benefícios de utilizar o Social Selling na sua estratégia de vendas?
Quando a sua empresa incorpora o Social Selling à sua estratégia de vendas, vários benefícios são obtidos durante a jornada. Selecionamos os principais deles para compartilhá-los com você. Confira.
#01. Baixa concorrência
Essa percepção você já deve ter tido, já que notou a saturação dos canais de vendas convencionais a partir da observação dos seus números de vendas.
No Social Selling a sua organização não encontrará este cenário, já que se trata de uma estratégia pouco utilizada por profissionais de vendas que ainda estão habituados aos canais mais tradicionais, já que, apesar de datado, ainda funcionam de forma efetiva para alguns negócios.
#02. Construir um relacionamento mais sólido e aprofundado com os leads
Não precisa ir muito longe para saber o quanto isso traz resultados. Pare e observe a postura de uma grande marca que você certamente acompanha nas suas redes sociais.
Veja a forma como ela entra em cena, se aproximando cada vez mais do seu público-alvo com conteúdos que geram engajamento e o mais importante, relacionamento.
Em meio a um cenário pandêmico, houve um considerável aumento no número de usuários de internet em todas as plataformas possíveis. As pessoas estão cada vez mais presentes nos digital e não é diferente com o seu potencial cliente. Por isso, não perca tempo e invista em criar relacionamento com o seu lead.
#03. Facilidade para prospecção de novos clientes
Uma das formas mais eficazes para alavancar o volume de vendas da sua empresa é através da prospecção.
Prospectar significa buscar o seu potencial cliente. Como ninguém quer (nem pode) perder tempo, você, como um bom profissional com compromissos diversos para dar conta, vai optar por ir direto na melhor fonte para este fim.
Com o Social Selling essa tarefa se torna mais simples e prática, já que as pessoas que podem comprar da sua marca estão presentes nas suas redes sociais.
#04. Redução do CAC (Custo de Aquisição por Cliente)
O Custo de Aquisição por Cliente (CAC) é um dos principais indicadores de desempenho de vendas, responsável por mensurar o retorno do investimento realizado para trazer novos clientes para a sua carteira.
Para saber se sua empresa se encontra em situação favorável, é simples: quanto menor o CAC, maior é a receita gerada pelo seu negócio.
Com o ciclo de vendas reduzido, graças ao Social Selling, eventuais custos voltados ao fechamento de negócios tendem a diminuir. A organização não precisará investir em inúmeras abordagens e, consequentemente, economizará tempo e dinheiro.
#05. Maior entrega de valor na abordagem
O Social Selling ajuda na hora de fazer uma abordagem mais adequada ao seu lead.
Quando você entra em contato através das redes sociais, além de respeitar a sua preferência pelo canal de comunicação mais adequado para estabelecer uma conexão, também abre portas para entregar valor numa aproximação que cria oportunidades de negócios.
04 passos para aumentar a conversão de leads em contratos assinados
Agora, nós vamos direto para o tópico relacionado ao título deste artigo. Chegou a hora de compartilharmos com você os 04 passos para gerar mais leads. É importante deixarmos bem claro que para aumentar a eficiência do processo, é fundamental segui-los na sequência. Acompanhe a seguir.
#01. Investir na produção de conteúdos relevantes
Esta sem dúvidas é uma das estratégias mais importantes do Social Selling: a produção de conteúdo, cujo objetivo é educar o potencial cliente, preparando-o para o momento de compra.
Para não ter erro na hora de fazer uma entrega de valor através dos conteúdos produzidos, é indispensável elaborá-los conduzidos pela buyer persona – uma representação semi-fictícia do perfil do cliente da sua organização – mesmo que ela seja relativamente básica.
#02. Cultivar relacionamentos
Não é uma unanimidade, mas a maioria das pessoas presentes nas redes sociais estão ali em busca de interação. E, nessas plataformas, você pode imaginar muito bem como isso acontece: através de curtidas, comentários, compartilhamentos, menções e directs.
Por isso, não deixe de reagir de alguma (ou várias) formas aos conteúdos publicados pelos prospects que você segue. Essa é uma das melhores maneiras de se conectar com as pessoas e criar relacionamentos com elas no universo digital.
#03. Aproveitar as conexões pessoais
Já parou para pensar que as pessoas mais próximas conectadas às suas redes sociais também podem comprar o seu produto ou serviço?
Falamos tanto de leads fora da nossa rede de relacionamento que acabamos esquecendo daqueles que estão por perto. Muitas vezes estas pessoas necessitam daquilo que você vende como solução para os seus problemas, só ainda não sabem. Não custa nada apresentar, não é mesmo?
#04. Personalizar a abordagem
É bastante comum, para quem trabalha na área de vendas, trabalhar sob as orientações de um script. Mas é preciso atentar-se ao fato de que lidamos diariamente com pessoas que possuem necessidades diferentes.
Nessa hora, vale sair um pouco da rota e dedicar mais tempo para conhecer a fundo o seu potencial cliente. Isso acontece quando você adota uma postura consultiva. Dessa forma, você poderá saber de fato quais são as suas dores e como ajudá-lo a solucioná-las através das possibilidades que a sua marca oferece.
Conclusão
O foco principal para que uma estratégia de Social Selling funcione efetivamente deve tomar como base a construção de um relacionamento genuíno com seus leads, buscando ajudá-los por meio de conhecimentos que gerem valor e não através do funil de vendas, conduzindo a uma reunião de demonstração ou algo semelhante.
O Social Selling tem grande potencial para se tornar um canal de vendas altamente lucrativo, quando bem integrado à estratégia de vendas da organização. Com isso, deixa de ser visto como um canal secundário a partir da sua relevância comprovada.
Para otimizar ainda mais os seus resultados, que tal aproveitar para fazer o nosso curso de prospecção ativa para empresas? Não perca tempo e comece agora mesmo. Nos vemos no próximo post. Boas vendas!