13 ideias de treinamentos para fazer com sua equipe de vendas

09/06/2022
grafismo verde P
grafismo verde P

Você já vem notando há algum tempo que a performance da sua equipe de vendas tem deixado a desejar. Apesar do produto/serviço ser incrível, daqueles que poderiam se vender sozinho (sabe que isso não existe, né?) e do time altamente competente, os números não condizem com todo o preparo que a sua empresa possui.

Há inúmeras possibilidades para chegar a um diagnóstico que justifique os seus resultados. Uma delas é a falta de qualificação para a sua equipe. Por mais que todos tenham as habilidades e competências necessárias para ocupar o cargo, é preciso preparar o seu time para lidar com os frequentes desafios que a área de vendas impõe. 

Equipe de Vendas

O mundo dos negócios está em constante mudança. Novas metodologias são criadas e implantadas nas organizações para otimizar seus resultados. Se as empresas não se adéquam, elas perdem diversas oportunidades de transformar o seu negócio numa máquina de vendas.

Pensando nisso, preparamos este artigo com 13 ideias de treinamentos que você pode fazer na sua empresa e alinhar toda a sua equipe para transformar os seus números (e o seu faturamento). Fique conosco até o final para não perder nenhuma informação. Boa leitura!

Treinamento: tudo o que a sua equipe de vendas necessita


Quando se trata de treinamento de vendas é indispensável ter as melhores informações em mãos. Preparar os talentos que estão à frente do setor só será possível se o processo de treinamento ser capaz de oferecer constância. A responsabilidade sobre essa demanda vai muito além dos gestores, ela alcança todas as pessoas envolvidas com o setor.

O treinamento de vendas é uma ferramenta que prepara os profissionais da área para poderem entregar a melhor performance do mercado. 

A eficácia do treinamento de vendas consiste na evidência dos objetivos que a empresa deseja alcançar. As metas devem estar bem definidas, além de um bom planejamento que descreva passo a passo sobre a sua execução, sobre como ele vai alcançar seus objetivos e impactar os resultados da organização.

Antes de começar a executar as suas atividades, um time precisa de treinamento. Mas não para por aí. Para manter a excelência dos resultados é preciso haver constância. Logo, os treinamentos devem ser ministrados com frequência para garantir o alcance de resultados expressivos.

Palestras e treinamentos são investimentos com custos bem elevados, por isso não é recomendado inseri-los na sua estratégia de forma aleatória. Quanto mais você acertar na escolha do tema a ser ministrado, maior será o engajamento que ele terá da sua equipe.

Por onde começar o treinamento de vendas?


Antes de criar um treinamento de vendas efetivo e atrativo é preciso traçar metas e objetivos. É fundamental analisar o nível de qualificação da equipe, a cultura e o clima da organização para planejar a estrutura das capacitações.

Um estudo da Hubspot revelou alguns dados interessantes sobre os perfis dos profissionais de vendas que podem ajudar na hora de preparar os treinamentos para a sua equipe:

  • Preferem treinamento one-to-one, que é mais difícil de escalar;
  • São dependentes do apoio dos seus pares de trabalho;
  • É comum abandonarem os seus hábitos quando descobrem “o que realmente funciona”;
  • Provavelmente a área de vendas nunca foi a primeira opção para as suas carreiras.

Equipe de vendas

Ideias de treinamentos para aplicar com a sua equipe de vendas


Separamos 13 ideias de treinamentos que você poderá ministrar para a sua equipe. Elas estarão distribuídas dentro de 5 áreas relevantes do departamento de vendas. Confira!

#01. Inteligência Comercial


A Inteligência Comercial é um sistema que viabiliza a análise e o entendimento sobre o mercado, a concorrência, o PIC (Perfil Ideal de Cliente) baseado dos dados registrados do processo de vendas.

Compreensão do PIC 


Ideal Customer Profile ou Perfil Ideal de Cliente é o responsável por guiar todo o processo de inteligência comercial.

Ele é constituído a partir da base de dados dos clientes. Para que tenha a máxima eficiência, é recomendado buscar relatos de problemas reportados pelos consumidores que podem ser solucionados a partir do seu produto ou serviço.

Ferramenta de levantamento e validação de dados


A inteligência comercial só funciona efetivamente a partir do suporte de uma ferramenta que contenha uma base robusta de dados.

O LinkedIn é considerada atualmente a plataforma mais completa e diversa com informações sobre empresas de segmentos variados. A partir da rede, é possível coletar todos os dados necessários sobre uma determinada organização e dar início a prospecção.

Análise de indicadores


A equipe de inteligência comercial dispõe de indicadores e métricas para analisar durante todo o processo. Os KPIs dependerão da forma como funciona o processo de vendas e da necessidade do time comercial.

Os indicadores são estabelecidos de acordo com a necessidade da organização, dos clientes, do processo e da inteligência comercial.

#02. Prospecção de clientes


Estamos falando de uma das etapas fundamentais de um processo de vendas. A prospecção viabiliza o estudo sobre novas oportunidades de negócios para que os vendedores possam contatá-las e conectá-las com a finalidade de prepará-las para o momento da compra.

Como conseguir a atenção, o interesse e a curiosidade dos leads


Um lead é como chamamos um cliente em potencial. Para não perdê-lo de vista os vendedores deverão investir tempo para mantê-lo interessado na sua marca e no que ela tem a dizer.

Para isso, é interessante que o time de vendas tenha em mãos informações relevantes sobre os leads e abordá-las durante todo o diálogo, de modo que demonstre que a sua empresa tem ciência de tudo o que acontece relacionado às dores que ele possui.

É importante deixá-los interessados em saber cada vez mais sobre a sua empresa e assim conduzi-los para as próximas fases do processo.

Como gerar Rapport


Rapport é uma técnica bem conhecida e bastante utilizada no universo das vendas. Consiste na aproximação máxima com o lead de forma que ele se sinta totalmente conectado com uma marca.

Quanto mais você fizer com que ele perceba a forte conexão que existe entre sua solução e a dor dele, maiores serão as chances desse relacionamento evoluir para o estágio  de compras.

Mostrar domínio sobre a sua solução, segurança sobre o que ela pode fazer pelo lead e demonstrar autoridade no assunto são apenas algumas formas de gerar rapport.

Fluxos de cadências e ferramentas


Os fluxos de cadências fazem parte de uma série de interações que utiliza métodos variados de comunicação para potencializar as chances de contatos com os leads.

Com essa ferramenta é possível elaborar uma estrutura composta por envio de vários e-mails, ligações e outras formas de contato. Tudo isso acontece em períodos espaçados de tempo.

#03. Demonstração e apresentação


Uma boa demonstração não se baseia apenas em apresentar o que a sua solução pode fazer pelo lead. Ela deve conter informações essenciais que devem ser conhecidas pelo seu potencial cliente.

A demonstração só tem resultado se o seu time de vendas compreende verdadeiramente o problema do seu lead, adaptando a apresentação de acordo com as suas dores.

Role Play


É uma simulação real de vendas onde o vendedor ganha tempo para se preparar e só depois entrará em contato com o potencial cliente.

Ela propõe diálogos com o prospect de modo que o profissional cometa erros até acertar, tudo isso para evitar falhas durante o processo real com os clientes. 

Pitch de Vendas

Trata-se de uma apresentação de vendas onde a solução é apresentada ao lead em todos os detalhes essenciais. Deve ser uma apresentação curta, objetiva, com foco em todos os benefícios agregados que o seu produto/serviço oferece.


Storytelling

É uma história contada organizadamente de modo a causar impacto no ouvinte. É uma técnica muito aplicada nas empresas, já que as pessoas gostam de ouvir histórias e a se conectarem com elas, automaticamente se identificam com a proposta da solução ofertada.

#04. Negociação comercial


Essa é uma das etapas que mais requer cuidados, já que antecede o passo final do processo de vendas: o fechamento. É aqui que as dificuldades são contornadas e eliminadas para chegar ao momento da assinatura do contrato.

Gatilhos mentais


Os gatilhos mentais são ferramentas para auxiliar o lead a enxergar o valor da sua marca e a decidir por ela a partir de estímulos. 

Caso perceba que o potencial cliente demora para tomar uma decisão, você pode utilizar o gatilho de escassez, avisando que sua solução só estará com determinado valor até o final do dia, por exemplo.

Como trazer o decisor para a mesa


Quem trabalha com o modelo B2B sabe que geralmente não é a pessoa prospectada a responsável pela tomada de decisão do negócio. O responsável normalmente ocupa uma posição estratégica na empresa e nem sempre está disponível para participar das reuniões. Por isso, é tão importante investir em estratégias que te façam chegar nesse profissional.

Valor X Preço


Embora sejam termos semelhantes, o significado é totalmente diferente. É preciso educar o lead para que ele compreenda que valor é a percepção que ele tem sobre a solução e o preço nada mais é do que o investimento feito para resolver a dor que ele carrega.

#05. Objeções


O fechamento de vendas tem mais conexão com a forma como o seu vendedor apresenta a sua solução do que a própria solução.

Tipos de objeções


É comum surgir diversas objeções na fase do fechamento de uma venda. Afinal, trata-se de um investimento que envolve despesas e o potencial cliente pode não querer se arriscar.

Os tipos de objeções mais comuns são: Real Problema, Reclamação Real, Deal Break, Ceticismo, Concepção Errada, etc.

Conclusão


É importante redobrar a atenção na hora de planejar os treinamentos. Antes do início da capacitação é comum que a atenção dos participantes diminua gradualmente após 45 minutos de uma mesma atividade. Por isso, convém evitar treinamentos que ultrapassem 1 hora de duração

Quer aprender mais como potencializar a performance da sua equipe de vendas? Clique aqui e fale agora mesmo com nosso time de especialistas! Nos vemos no próximo post. Até mais!

Posts relacionados

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Search in posts
Search in pages

Mais Recentes

Materiais Ricos

CAPA copia min 600x503 1

Entenda como unir as estratégias de Inbound e Outbound e aumentar os resultados de vendas da sua empresa!

grafismo azul P
grafismo verde P

Se interessou? Fale agora com um especialista

Preencha as informações abaixo e um especialista irá te responder o mais rápido possível!

Preencha as informações abaixo e um especialista irá te responder o mais rápido possível!

form pag 1 e1610992650125
Enviar Mensagem
Fale agora com um especialista!
Olá, Como podemos te ajudar?