4 erros de gestão comercial que atrapalham qualquer time de vendas

23/02/2022
grafismo verde P
grafismo verde P

Não precisa ser expert na área de gestão comercial para saber quando as vendas não vão bem. Basta olhar para os números e para o faturamento e se dar conta que o desempenho está abaixo do esperado.

Talvez você tenha assumido recentemente a responsabilidade de gerir o setor comercial no seu trabalho, “pegou o bonde andando” e percebeu que cuidar de um time de vendas vai muito além do que você observava de longe.

Há algumas ações (ou a falta delas) que parecem bem intencionadas para ajudar o time de vendas a alcançar os melhores resultados, mas que, na verdade, levam a caminhos indesejados. Para passar bem longe deles, conheça os erros mais comuns da gestão comercial que afetam os resultados da equipe.

Boa leitura!

A importância do papel da gestão em uma organização

Pense na seguinte cena: uma orquestra formada por músicos extraordinários tocando sem a presença de uma figura importante, o maestro.

Por mais que você saiba (ou suponha) que cada membro exerce a sua função com excelência, também compreende que sem o regente por perto há riscos de cada um tocar seus instrumentos de forma desordenada.

Da mesma forma acontece no universo corporativo. O papel da liderança é indispensável para o sucesso da equipe, por mais que cada profissional tenha um alto nível de competência. Sem uma figura de gestão para orientá-lo, as possibilidades de uma performance fora do que a organização espera não estão descartadas.

Aqui falamos dessa parte integrante tão fundamental em contextos diversos. O capitão do seu time de futebol, por exemplo, é um empreendedor com uma equipe que não ultrapassa 4 funcionários e uma grande companhia multinacional.

Se o que você e sua organização têm buscado é transformá-la em uma máquina de vendas, vale ressaltar que contar com uma gestão apropriada é tão importante quanto ter um processo de vendas otimizado e um time bem preparado.

Chefe X gestor: há uma linha tênue entre cada um

Por mais comum que seja ouvir pessoas empregando os termos “chefe” e “gestor” para se referir a uma mesma pessoa (e cargo), as palavras têm significados totalmente diferentes. Se você também tinha essa percepção, hoje a nossa missão é te fazer entender a diferença entre os dois perfis.

Vamos por ordem alfabética e começar pelo chefe. Hoje há times que se referem ao seu gestor dessa forma em tom de brincadeira já que a postura de quem ocupa o cargo de liderança é totalmente oposta a esse tipo de perfil.

Há muito tempo a figura do chefe era tida como a pessoa quase que intocável. Ter acesso direto a ele, então, é quase uma missão impossível, mais fácil ganhar a Mega da Virada sozinho. Não fosse isso, ainda era totalmente autoritário, causando mais pavor do que respeito e admiração nas pessoas.

Colocar a mão na massa e ajudar a equipe? Duas coisas que o chefe não sabe o que significa! A vida profissional dele é resumida em dar ordens e ficar sentado no seu “trono” observando tudo o que acontece ao seu redor. Ah, e obviamente, diante da mínima falha cometida, com ele não tem diálogo: é olho da rua imediatamente.

gestão


Já com o gestor a situação é completamente diferente. Ele é muito mais que um “ser alcançável”, embora esteja quase sempre ocupado participando de reuniões que parecem intermináveis (porém importantes para as ações estratégicas da organização).

gestão


O gestor é democrático e, ao invés de mandar, ele delega tarefas aos seus subordinados. Ele é um profissional comprometido com a organização e com os seus funcionários ajudará no que for possível para que o time consiga alcançar os resultados esperados. 

Obviamente, ele espera contar com o talento de cada vendedor para que a sua gestão seja o mais eficiente possível. Afinal, é através dos esforços de todos que os objetivos são alcançados e as metas são atingidas.

4 erros mais comuns cometidos pela gestão comercial e como evitá-los

Chegou a hora de saber quais são os 4 erros clássicos da gestão comercial que podem colocar a equipe de vendas em cenários desfavoráveis para o seu negócio e como evitar reproduzir essas falhas. Confira.

1. Não investir em tecnologia

Conhecimento, habilidades e competências são fatores que ajudam na construção de um profissional de excelência. Mas só isso não garante a excelência das entregas.

Num mundo cada vez mais globalizado e tecnológico, contar com ferramentas para otimizar as tarefas e trazer mais resultados é indispensável. Porém há gestores que não entendem a relevância disso e simplesmente não investem em tecnologia. O resultado é processos ultrapassados e lentos, além do desperdício de recursos como tempo e dinheiro.

Como evitá-lo: quem trabalha na área comercial precisa da tecnologia como aliada. Para otimizar o processo de vendas é indispensável utilizar um bom CRM. Motivos para utilizá-lo não faltarão e os benefícios obtidos da sua implantação são diversos.

2. Negligenciar o treinamento da equipe

Em pleno século XXI ainda é possível encontrar uma gestão incapaz de perceber o investimento em qualificação como algo que trará benefícios para todos, principalmente para a organização.

Quando você oferece treinamento para a sua equipe, você dá a ela o poder de potencializar e transformar o que ela já sabe em algo muito maior. Ou seja, se o seu vendedor tem um desempenho excelente, imagina o que ele fará quando aprender a otimizar tudo o que sabe e o que aprenderá? Mas sem apostar nisso é impossível ver a máquina de vendas acontecer.

Como evitá-lo: invista em treinamentos constantes para necessidades específicas. Mostre para o seu time que você acredita no potencial de cada um e por isso aposta no desenvolvimento e na evolução profissional da equipe.

3. Não acompanhar os resultados

Não adianta seguir os passos anteriores e outros que nem citamos aqui se você não ficar de olho nos resultados depois. Sem acompanhá-los é praticamente impossível saber quais são os acertos, os erros e estabelecer planos de ação para melhorias. Além disso, você ficará sem embasamento para dar um parecer sobre a real performance da equipe.

Como evitá-lo: para analisar os resultados de maneira apropriada, utilize os indicadores de desempenho adequados. Uma gestão eficiente se faz com a ajuda de recursos que levarão até você dados precisos que auxiliarão nas principais tomadas de decisão do negócio.

4. Não investir em conhecimento

Além de negligenciar o desenvolvimento da equipe, fazer o mesmo com você é inadmissível. Achar que você já sabe é o suficiente, que já chegou onde queria com o que você tinha em mãos e estudar é perda de tempo são pensamentos que te jogam diretamente para uma gestão duvidosa e nada produtiva.

Como evitá-lo: se todas estas desculpas foram dadas para mascarar outro problema, saiba que nem só de instituição acadêmica se faz um bom gestor. Hoje você tem à disposição diversos conteúdos digitais gratuitos que ajudam no seu desenvolvimento pessoal e consequentemente profissional.

Conclusão

Ser um bom gestor é uma tarefa bastante desafiadora, mas o segredo está em buscar na qualificação profissional a chave que vira esse cenário. Tão importante quanto é ter humildade o suficiente para reconhecer que você não sabe de tudo (nós também não e tá tudo bem!), até porque o mercado muda constantemente e é humanamente impossível acompanhá-lo em tempo real.

Para fazer valer essa reflexão e mindset, aproveite a oportunidade e comece agora mesmo a fazer o nosso curso totalmente gratuito em parceria com a Udemy sobre montagem e gestão da máquina de vendas. Bons estudos e bons negócios!

Posts relacionados

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Search in posts
Search in pages

Mais Recentes

Materiais Ricos

CAPA copia min 600x503 1

Entenda como unir as estratégias de Inbound e Outbound e aumentar os resultados de vendas da sua empresa!

grafismo azul P
grafismo verde P

Se interessou? Fale agora com um especialista

Preencha as informações abaixo e um especialista irá te responder o mais rápido possível!

Preencha as informações abaixo e um especialista irá te responder o mais rápido possível!

form pag 1 e1610992650125
Enviar Mensagem
Fale agora com um especialista!
Olá, Como podemos te ajudar?