Blog Processo de VendasBlogEquipe de vendasComo ser um vendedor mais produtivo em 4 passos

Como ser um vendedor mais produtivo em 4 passos

vendedor

Você sabe que é um excelente profissional e que é capaz de conquistar os melhores resultados. E sabe também que há sempre  várias possibilidades para potencializar a sua performance para ser o melhor vendedor do mercado.

Porém, nem sempre é fácil encontrar um caminho para começar a construir a sua melhor versão. São diversos questionamentos, muito tempo dedicado à busca por respostas que não chegam na mesma velocidade da sua necessidade.

Vendedor


Pensando nisso, preparamos este conteúdo para te ajudar a aumentar a sua produtividade em 4 passos. Para saber quais são eles, é só continuar a leitura. Fique conosco até o final para não perder nenhum detalhe. Toda informação é bem-vinda e faz uma diferença enorme nos resultados. Boa leitura!

Como se constrói o perfil de um bom vendedor?


A profissão de vendedor deve ser encarada como uma verdadeira missão. Isso porque oferecer um produto ou serviço a um cliente e convencê-lo de que a sua solução é a melhor do mercado não é uma tarefa tão simples como muitos imaginam.

Vender requer algumas habilidades específicas, conhecimento sobre técnicas da área, o uso de metodologias que transformam o ato de vender numa ciência aplicada. Há quem afirme que para ser um bom vendedor é preciso ter um dom, que o indivíduo já nasce com isso no seu DNA. Porém, esse discurso não se aplica ao mundo real.

Tudo o que um vendedor precisa para ser o melhor profissional da área é treinamento. Qualquer pessoa que tenha vontade de aprender e desempenhar um bom papel na área precisará ser desenvolvida para o cargo. Até quem não se considera tão apto e que não tenha as habilidades necessárias pode se tornar um vendedor top performer.

Sendo assim, não há motivos para temer a atuação na área nem ficar à espera de indicações para aumentar a sua carteira de clientes. O que te moverá dessa situação para um nível acima é desenvolver as qualidades certas.

Passo a passo para se tornar um vendedor mais produtivo


Quer seguir o caminho que te levará a ser o melhor vendedor do mercado? Confira o passo a passo para potencializar os seus resultados:

#01. Construa e siga um processo


Um dos principais erros é achar que o vendedor é o tipo de profissional capaz de convencer qualquer pessoa a qualquer momento. O que muitos leigos não sabem é que realizar uma venda não é algo que acontece por acaso, há processos que devem ser seguidos, especialmente quando o profissional possui um desempenho regular sem muitas alterações. 

Há quatro etapas que você precisa seguir para alavancar os seus resultados:

  • Definir bem as etapas: trabalhar com uma checklist centralizada vai te ajudar a ter uma visão ampla de tudo o que você precisará realizar no dia. Registre suas tarefas profissionais em locais separados das suas tarefas pessoais para não gerar uma sobrecarga desnecessária com demandas que não se conectam.

  • Estabelecer horários para ligações: você sabe qual é o melhor horário para falar com os seus clientes? Pela manhã ou à tarde? Reserve horários para realizar as ligações sem horários determinados. Por exemplo, na parte da manhã você pode ligar no final do turno ou bem próximo, por volta das 11h e na parte da tarde ligar às 14h.

  • Criar rotinas de trabalho: ter uma rotina vai te proporcionar organização e aumento da sua produtividade.

  • Seguir um processo de vendas: planeje a forma como o seu processo de vendas irá funcionar. Dessa forma é possível visualizar como irá funcionar a jornada de compras tanto para o cliente quanto para você. Isso não te isenta de estudar como o mercado tem funcionado, o perfil do seu cliente e demais pontos que possam agregar as informações que você já possui.

Tudo isso é necessário para que o seu processo de vendas seja construído baseado no seu cliente, portanto, definir as etapas de acordo com a necessidade dele faz total diferença nos resultados.

#02. Desenvolva habilidades técnicas e interpessoais


Nos últimos anos dois termos têm feito parte do glossário dos profissionais da área de gestão de pessoas: Hard Skills e Soft Skills. A palavra “skill” vem do inglês e significa “habilidade”.

Nos processos seletivos, na descrição da vaga, é comum encontrar a descrição na busca do perfil de candidato ideal. Aproveite a oportunidade para rever as suas habilidades e desenvolver as que ainda não tem.

  • Hard Skills: são os conhecimentos técnicos que um profissional possui, por exemplo: conhecimento em outro idioma, graduação, pós em uma área específica; cursos técnicos, preparação para operar máquinas e ferramentas específicas, habilidades com o universo tecnológico.
  • Soft Skills:  são as habilidades relacionadas ao comportamento das pessoas em seu convívio social e suas aptidões mentais, como: proatividade, resolução de conflitos, persuasão, liderança, comunicação interpessoal, capacidade analítica e capacidade de trabalhar sob pressão.

 #03. Seja colaborativo com áreas correlatas


Ninguém constrói nada sozinho. Em uma organização, as responsabilidades estão apenas divididas entre profissionais e setores. O fato de você integrar a equipe de vendas não significa que não possa interagir com as outras áreas.

  • Ajude o profissional de SDR a fazer um bom trabalho: os SDRs desempenham um papel importantíssimo no processo de vendas. O êxito só vem quando o setor e a área de vendas estão alinhados.
  • Crie um SLA com o time de Marketing: quando as áreas de vendas e marketing se alinham, é certeza que os resultados da empresa serão otimizados. Para que isso aconteça, é fundamental que seja de conhecimento do marketing quais são as dores do cliente e seja de fácil identificação do time comercial.

#04. Conheça o seu produto mas torne vendas sobre pessoas


Conhecer o produto ou serviço é primordial para que você consiga ofertá-lo como a melhor solução para solucionar suas dores. Saber tudo sobre o que você entrega ao cliente é um dos passos do sucesso.

Conclusão


Não há caminho fácil ou fórmula mágica para o sucesso na área de vendas, nem um caminho único para aumentar a produtividade. Ser um bom vendedor é difícil, mas com a adoção de hábitos adequados você terá crescimento eficiente e periódico todos os dias. Com o passar do tempo, você perceberá uma melhora incrível no processo.

Além disso, é indispensável investir em capacitações e mentorias ao longo da sua jornada como vendedor. Que tal conferir um conteúdo em formato audiovisual para te ajudar no seu desenvolvimento? Clique aqui e confira esse vídeo incrível no canal da Processo de Vendas no YouTube. Até o próximo post! Boas vendas!