Você sabe o que é SEO para vendas? É a sigla para Search Engine Optimization. Traduzida literalmente para o português significa “motor de otimização de busca”.
É uma estratégia de marketing digital usada para que os conteúdos do seu portal possam alcançar os primeiros lugares nos sites de busca.
Ela é interessante porque coloca seu site de forma orgânica no topo das pesquisas. De acordo com a Hubspot, empresa americana de produtos de software para inbound marketing, 75% das pessoas que pesquisam no Google nunca passam da primeira página.
Além do mais, considerando o comportamento atual do consumidor, grande parte deles usa a internet como fase inicial na sua jornada de compra.
Está em dúvida quanto à veracidade dessa informação? Responda, então, a esta pergunta: quando você precisa de um produto ou serviço, a quem ou a o que recorre? Não nos surpreenderia se você respondesse “Google”.
Não se engane, seus clientes têm hábitos parecidos com os seus. É aí que entra o SEO para vendas e a importância de aplicá-lo no seu negócio para conquistar os melhores lugares no mercado.
Agora, você pode estar se questionando como, portanto, implementar SEO para vendas na sua empresa para alavancar os resultados dela. Essas e outras respostas, você encontrará neste post. Continue a leitura!
Por que é importante estar entre as melhores posições nos sites de busca?
Talvez você ainda não esteja tão certo de que vale a pena investir em SEO para vendas. Para convencer você de uma vez por todas sobre a importância de tal estratégia, confira abaixo alguns dados que separamos:
- Segundo a Zero Limit Web, agência de marketing digital norte-americana, os primeiros cinco resultados da busca orgânica recebem 67,6% dos cliques.
- De acordo com a Rock Content, a maior empresa de marketing de conteúdo da América Latina, não mais que 0,78% dos usuários clicam em um link na segunda página dos resultados.
- Ainda conforme a Rock Content, que realiza a pesquisa SEO Trends, com tendências e estatísticas para quem deseja alavancar seu marketing digital, 55,8% das empresas brasileiras otimizam suas páginas.
Com esses dados, você pode constatar que SEO para vendas é uma estratégia que proporciona resultados eficazes e assertivos quando o objetivo é colocar a sua empresa entre as melhores posições nos sites de busca.
Perceba que se o seu site não está na primeira página das plataformas de pesquisa, a visibilidade da sua empresa cai vertiginosamente. Isso diminui o poder da sua marca e impede você de conquistar mais clientes.
Como conquistar mais clientes para a sua empresa com SEO para vendas?
Até aqui, já provamos por que você deve usar o SEO para vendas. A estratégia é capaz de destacar sua empresa da concorrência e garantir que o cliente tenha acesso primeiro ao seu conteúdo.
Precisamos, contudo, ser honestos: tal estratégia exige tempo, empenho e paciência. Diferente dos anúncios pagos, que colocam os seus links no topo das páginas de pesquisas instantaneamente, os resultados do SEO aparecem com tempo e dedicação.
A vantagem, porém, de um conteúdo de SEO para vendas em comparação a um anúncio pago, é que aquele estará sempre otimizado na internet, enquanto este tem prazo de validade.
E o melhor: quanto mais acessos seus links tiverem, mais bem posicionado seu site ficará nas pesquisas online, garantindo a ele novos e constantes visitantes.
Agora, você provavelmente quer saber o que precisa fazer para ter conteúdos otimizados, privilegiando-se dos expressivos resultados que só o SEO para vendas pode propiciar.
Para dar o pontapé inicial na sua estratégia, precisará seguir estes passos:
- Defina sua persona
- Escolha cuidadosamente suas palavras-chave
- Desenvolva conteúdos atrativos e interessantes
- Otimize seus conteúdos e suas páginas
- Esteja atento às mudanças algorítmicas
- Avalie seus resultados
Detalharemos a seguir cada uma dessas etapas. Se bem feitas, possibilitarão ótimos resultados digitais e melhorarão o desempenho do seu site nas ferramentas de pesquisa.
Defina sua persona
O primeiro e principal passo para uma estratégia de SEO para vendas de sucesso é definir sua persona, isto é, qualificar quem é o cliente modelo para o qual os conteúdos do seu site serão pensados.
Persona é um personagem baseado no perfil dos consumidores em potencial. É o comprador considerado como ideal para os produtos e/ou serviços que a sua empresa fornece. Nela, define-se idade, gênero, necessidades e expectativas, por exemplo.
Com a persona em mente, é possível alcançar o público certo de modo mais certeiro. Isso otimizará seu tempo e descartará investimentos indevidos.
Escolha cuidadosamente suas palavras-chave
Chamadas de Keywords em inglês, palavras-chave são termos por meio dos quais os usuários dos buscadores tentar esclarecer suas dúvidas.
O eventual cliente pode usar palavras diversas para encontrar o que deseja nas plataformas de pesquisa. O comportamento dele dependerá da sua posição no funil de vendas.
A escolha das palavras-chave deve estar totalmente alinhada ao seu conteúdo produzido e segmento de atuação. Elas devem ser encaradas como uma grande oportunidade de atrair o público desejado e de conquistar melhores posições nas pesquisas dos usuários.
Desenvolva conteúdos atrativos e interessantes
Desenvolver conteúdos que atraiam seu público e o façam se interessar por ele significa que os textos produzidos para o seu site devem responder as dúvidas dos seus potenciais clientes.
Quando o foco for seu site, deixe claro o produto que você vende ou o serviço que você presta para não causar frustração nos seus futuros compradores. Com essa tática, o usuário sabe o quanto antes se você oferece o que ele precisa.
Se, por outro lado, o objetivo for elaborar textos para o seu blog, nossa recomendação é aplicar o marketing de conteúdo, estratégia que permite ao seu público esclarecer as dúvidas dele ao mesmo tempo em que você oferece sua solução.
Otimize seus conteúdos e suas páginas
Otimizar conteúdos e páginas diz respeito à execução de um conjunto de boas práticas que objetiva melhorar o ranqueamento de páginas da WEB nos buscadores, especialmente no Google.
Uma ótima dica é usar as palavras-chave corretas nos lugares certos do texto, distribuindo-as, ainda, ao longo do conteúdo e garantindo que o leitor sempre se lembre do assunto principal do artigo que está lendo.
Elas precisam estar no título, na meta descrição (descrição do conteúdo que aparece nos resultados das pesquisas), nas imagens e na URL (endereço da sua página).
Esteja atento às mudanças algorítmicas
Os algoritmos dos sites de pesquisas mudam com frequência. Por causa disso, algumas metodologias que fazem sentido hoje podem não acarretar o mesmo resultado no futuro.
Para, portanto, conquistar resultados de excelência com SEO para vendas, é imprescindível estar sempre em dia com as mudanças no marketing digital.
É preciso ter um desejo constante por melhorias e querer estar a par das atualizações. Isso deixará você à frente dos seus concorrentes, já que saberá ajustar a sua estratégia sempre que necessário.
Avalie seus resultados
Como saber se uma estratégia está funcionando conforme o esperado sem acompanhar seus resultados e sem fazer os ajustes necessários? Esta é a etapa que fará você perceber se está no caminho certo para o sucesso do SEO para vendas definido para sua empresa.
O Google Analytics é uma das ferramentas que podem ajudar você nesta fase. A plataforma serve para, principalmente, para monitorar o tráfego em portais.
Ele permite não apenas verificar o número de visitas recebidas no seu site, como também a origem do seu público. E essas são somente duas entre as tantas outras mensurações incríveis que o instrumento disponibiliza.
Considerações Finais
O SEO para vendas é o que sua estratégia de marketing digital precisa para expandir. Com ele, você amplia suas oportunidades de negócio.
Aumentar seu volume de tráfego orgânico, conquistar posições melhores nas plataformas de busca e gerar mais leads são apenas algumas das vantagens do SEO para vendas.
Este texto foi originalmente desenvolvido pela equipe de blog da Gentileza Marketing Digital, onde você pode encontrar tudo sobre Marketing Digital.