Como o SPIN Selling mudou a forma de vender?

10/08/2022
grafismo verde P
grafismo verde P

O SPIN Selling é uma técnica de vendas que surgiu na década de 80 e que até hoje é aplicado nas operações comerciais mundo afora. Com ele, o foco do vendedor parou de ser o produto e se tornou o cliente.

spin selling



Dessa maneira, é comum de se ver o SPIN Selling aplicado em vendas B2B (business to business), já que essa metodologia foi desenvolvida para vendas complexas. Porém, muito se fala sobre a técnica e pouco se diz sobre a história que levou até ela.

Por isso, prossiga com a leitura do artigo e veja mais sobre a história do SPIN Selling de Neil Rackham, seu criador!

Antes de tudo, o que é o SPIN Selling?

“Quando é possível convencer os compradores que eles precisam do que está sendo oferecido, com frequência eles fecharão a venda.” (Neil Rackham)

O SPIN Selling é uma metodologia de venda que apresenta orientações sobre as perguntas que devem ser feitas em um processo de vendas. A técnica coloca o cliente no centro da conversa, ao invés de apenas empurrar o produto.

A metodologia SPIN Selling é utilizada para que o cliente perceba que tem um problema e que existe uma solução (no caso, o seu produto ou serviço). E para fazer o cliente perceber isso, você faz perguntas em 4 etapas do SPIN Selling:

  • Situação
  • Problema
  • Implicação
  • Necessidade

Vamos entender mais a fundo as perguntas do SPIN Selling!

Perguntas de situação

As primeiras perguntas do SPIN Selling são feitas para coletar fatos e dados sobre a situação atual do potencial cliente. Isso é necessário para entender o seu contexto e, principalmente, os problemas que enfrenta.

  • “Pode me contar como está a situação atual do seu negócio?”
  • “Como você tem feito para atrair mais clientes?”

Perguntas de problema

A segunda etapa do SPIN Selling se volta para a identificação de um problema por parte do prospecto. É importante focar na dor e deixar o cliente falar – a descoberta do problema não deve partir de você.

  • “Quais são os seus principais desafios em vendas?”
  • “Por que este processo está tendo problemas agora?”

Perguntas de implicação

A terceira etapa do SPIN Selling existe para fazer o prospecto reagir ao problema, identificando as consequências e impactos negativos dele para o negócio. É uma etapa necessária para que o cliente realmente comece a considerar a sua solução.

  • “Você já pensou nas consequências negativas desse problema?”
  • “Pelo que você está me dizendo o [problema x] está reduzindo suas receitas mês a mês?”

Perguntas de necessidade

Por fim, as últimas perguntas do SPIN Selling devem ser focadas em mostrar o quão valiosa é a sua solução. Por esse motivo, é importante que seja positivo e mostre como a sua solução resolve o problema do prospecto.

  • “O que acontece se aumentarmos as suas vendas em 30%?”
  • “Então você está me dizendo que melhorar processo de vendas vai te ajudar a [alcançar objetivo x]?”


Como o SPIN Selling de Neil Rackham mudou a forma de vender no mundo?

Você já deve estar cansado de ouvir a parte técnica sobre a metodologia do SPIN Selling. Porém, você conhece a história da técnica de vendas? Ela surgiu num momento em que a estratégia básica era oferecer vantagens e benefícios infinitos, focando no produto.

Até mesmo Neil Rackham acreditava que a fase mais importante do processo de venda era o fechamento e não o entendimento da situação do prospecto. Nascido na Inglaterra, Rackham iniciou a sua formação acadêmica em Psicologia, finalizando em 1966.

Durante o seu tempo acadêmico e na pós-graduação, ele deu os primeiros passos para a criação da metodologia. Ele iniciou um projeto para o desenvolvimento de novas ferramentas para estudar a importância das habilidades interpessoais nas vendas.

Com esse e outros trabalhos acadêmicos, ele publicou três livros importantes para os vendedores:

  • A Avaliação do Treinamento Gerencial em 1970
  • Desenvolvendo Habilidades Interativas em 1971
  • Análise Comportamental em Treinamentos em 1977

A fundação da Huthwaite Research Group

Os próximos passos que levariam à metodologia SPIN vieram em 1974, quando fundou a Huthwaite Research Group. A empresa oferecia serviços de pesquisa e consultoria para grandes corporações do mundo todo.

Através dela, Rackham ganhou todo o seu renome e conduziu a pesquisa que levaria à metodologia SPIN. Porém, não havia sido sua primeira empresa, já que foi um dos diretores da Performance Improvement Ltda. de 1970 a 1974.

A pesquisa

Muitos pesquisadores norte-americanos dedicaram suas vidas a entender o que tornava uma venda bem sucedida. Nessa época, era praticada uma venda focada no produto, apresentando apenas os seus benefícios e formas de uso.

Neil Rackham já havia feito um estudo sobre habilidades interpessoais no processo de vendas e percebeu um certo problema na troca entre vendedor e cliente. Dessa forma, avançou em suas pesquisas dentro disso.

Com o que hoje conhecemos como a metodologia, Rackham conseguiu convencer grandes empresários a financiarem a sua enorme pesquisa. Sua pesquisa consistia no acompanhamento de vendedores para ver quais práticas obtinham mais sucesso.

Rackham conseguiu levantar mais de 1 milhão de dólares para a pesquisa, que ocorreu em 20 países, envolveu 35 mil ligações e durou 12 anos. Nela, ele percebeu que a maioria dos vendedores adotava só técnicas de fechamento.

Com isso, a taxa de sucesso ficava um pouco abaixo do 50%. Porém, alguns poucos vendedores se destacavam mais, chamando a atenção de Rackham. E qual era o segredo? Vendas consultivas.

A técnica de vendas SPIN

Numa compra simples, envolvendo baixos valores, é mais fácil que a adoção só de técnicas de fechamento funcione. Porém, em compras complexas com maiores valores, a tomada de decisão do cliente vai ser lenta e com maior chance de negativa.

O que Rackham percebeu é que empurrar o produto, apressando o cliente, acaba gerando uma certa repulsa e o NÃO. Agir no imperativo acaba sendo menos eficiente do que agir de forma consultiva.

Através da venda consultiva, o cliente se torna o foco do vendedor e não o produto. Apesar de parecer algo simples hoje em dia, naquela época era um pensamento pouco comum – até mesmo Rackham acreditava fielmente nas técnicas de fechamento.

Agora, o objetivo é fazer a decisão de compra ser tomada pelo cliente e não forçada pelo vendedor. Dessa maneira, as taxas de sucesso aumentam!

Conclusão

O SPIN Selling de Neil Rackham se tornou o modelo que todas as boas empresas praticam hoje em dia. O marketing digital e suas ramificações se baseiam nessa ideia de consultar o cliente ao invés de agir só no imperativo.

No curto prazo, as empresas que adotam a técnica de vendas SPIN se posicionam melhor no mercado e se sobressaem aos concorrentes. No longo prazo, a técnica garante a sobrevivência das empresas, que contam com uma equipe totalmente treinada.

E aí, já adotou o SPIN Selling? Aqui, na Processo de Vendas, ensinamos os melhores caminhos para contornar cada um dos problemas. Você pode aprender agora mesmo participando da nossa certificação em Prospecção Ativa para SDR e BDR em parceria com a Udemy. Bons estudos e boas!

Posts relacionados

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Search in posts
Search in pages

Mais Recentes

Materiais Ricos

CAPA copia min 600x503 1

Entenda como unir as estratégias de Inbound e Outbound e aumentar os resultados de vendas da sua empresa!

grafismo azul P
grafismo verde P

Se interessou? Fale agora com um especialista

Preencha as informações abaixo e um especialista irá te responder o mais rápido possível!

Preencha as informações abaixo e um especialista irá te responder o mais rápido possível!

form pag 1 e1610992650125