Inbound e Outbound: Entendendo de uma vez por todas

28/02/2019
grafismo verde P
grafismo verde P
inboundxoutbound

No universo das vendas esses termos são muito conhecidos. No geral eles representam duas maneiras diferentes de trabalhar as estratégias de marketing de uma empresa.

Mas o que significam? Quais as diferenças?

Calma, vamos conceituar esses dois termos para facilitar nosso entendimento e para que você entenda Inbound e Outbound de uma vez por todas.

Outbound

É considerado uma estratégia mais tradicional, também conhecido como marketing de interrupção. Vem sendo utilizado há mais tempo do que o Inbound.

No Outbound o vendedor faz uma abordagem ativa, contatando diretamente os potenciais clientes. A ideia principal é falar com as pessoas certas, gerar valor e entender se, e como a sua empresa pode ajudá-las.

Inbound

O Inbound por sua vez é uma estratégia de prospecção mais recente que, em partes, teve seu surgimento como consequência de algumas mudanças sociais e avanços tecnológicos ao longo do tempo.

No Inbound a empresa busca atrair clientes de maneira passiva, gerando valor por meio de diferentes ações, e esperando que eles venham até a sua empresa.

Mas como tudo isso acontece?

Bem, em meio à essas duas estratégias de se trabalhar o marketing em uma empresa existem ações e canais específicos, vamos entender quais são as especificidades de cada um.

No outbound

Cold Call

Ainda uma ótima ferramenta. Associada a pesquisa de prospectos, permite ótimos resultado com um baixo investimento.

O Cold Call é muito tradicional dentro dessa estratégia, sendo de suma importância para o trabalho de prospecção ativa de quem utiliza o Outbound como estratégia de marketing na empresa.

Postagem patrocinada

Patrocinar um post é diferente de fazer um anúncio. Aqui você impulsiona sua postagem fazendo com que ela seja vista por mais pessoas. O baixo custo e o alto número de visualizações são bons atrativos.

O intuito aqui é conseguir maior alcance, e no meio virtual essa é uma ótima estratégia para se ter maior chance de conversão e engajamento.

Processo de Vendas - Consultoria e Estruturação ComercialInbound e Outbound: Entendendo de uma vez por todasbound


Uma das principais formas de fazer isso hoje em dia é através do Google Adwords.

O Google Adwords é uma plataforma onde anúncios são exibidos na tela, em forma de links patrocinados, quando alguém realiza uma busca.

Anúncio em mídias sociais

Com tanta gente nas redes sociais, é difícil errar em anúncios nesses canais. O número de pessoas conectadas só cresce. Cada rede tem um custo diferente, mas todos bem acessíveis. Procure onde está seu público e direcione seu anúncio.

Os tempos são outros e a produção e divulgação de anúncios ganharam outra dinâmica. Antigamente o Outbound produzia anúncios impressos e em mídias de TV, o que gerava muitos gastos.

Nesse post estão apenas algumas das estratégias mais atuais e relevantes do mercado, pois com avanço tecnológico e o surgimento dos meios de comunicação chamados de pós massivos, o tipo de marketing realizado pelo Outbound ganhou novos ares.

O custo foi reduzido e a produtividade aumentou, entretanto as estratégias se mantiveram, apenas se adequaram aos novos meios de propagação.

No inbound

Mídias Sociais

Elas permitem uma proximidade e um fortalecimento no relacionamento com o cliente, e estão no centro da estratégia do Inbound Marketing, uma vez que se propõem a auxiliar e instruir os leads.

Através da utilização dessa estratégia existem muitas possibilidades, pois com as Redes Sociais se pode realizar ações de nutrição, de geração de autoridade, de posicionamento de marca etc.

É uma estratégia que está presente na fase de atração do funil, segundo a metodologia Hubspot, isso quando falamos diretamente em Inbound Marketing, porém as Redes Sociais ou Mídias Sociais também são importantes ferramentas de pesquisa para criação de persona, por exemplo.

Email marketing

Está diretamente ligado às demais estratégias do Marketing Digital e é usado para expandir os resultados obtidos no Inbound. Pode ser usado tanto para nutrição de leads, como para promoções e ofertas especiais.

É muito útil se pensarmos na manutenção do contato com o lead, pois essa estratégia vai permitir um contato efetivo na qualificação do seu lead, e manter contato com ele é muito importante para gerar conversão.

Marketing de conteúdo

Ele está no centro da estratégia do Inbound. Por meio dele é possível levar os usuários adiante na jornada de compra, atrair novos usuários e aumentar o tráfego no seu site. Através do Marketing de Conteúdo você vai engajar seu público.

Mas como assim?

Ao produzir bons conteúdos você vai alimentando seu público e com isso gerando valor para sua empresa. Essa estratégia é muito eficaz na manutenção de leads e na conversão de novos possíveis clientes.

Produzir, disponibilizar e promover conteúdo para seu cliente, essa é a grande sacada. Esse é um método de marketing que se baseia na formação de um público fiel por meio da criação e compartilhamento de conteúdo.

Outbound x Inbound

Processo de Vendas - Consultoria e Estruturação ComercialInbound e Outbound: Entendendo de uma vez por todasbound


Temos que entender que não existe uma batalha aqui, pois ao contrário do que muitos pensam, uma estratégia não anula a outra, pelo contrário, essas duas estratégias de marketing podem inclusive atuar juntas.

O outbound traz resultados em menor tempo, os feedbacks são mais diretos por parte do cliente, porém são mais lentos. Já o inbound auxilia na atração , educação e nutrição de potenciais clientes, facilitando assim o trabalho dos vendedores.

Uma pergunta comum entre os gestores comerciais é justamente, como unir as duas e ter bons resultados? Como resposta gostamos de mostrá-los o funil em Y.

Ficou curioso, então olha só como funciona.

Funil em Y

Processo de Vendas - Consultoria e Estruturação ComercialInbound e Outbound: Entendendo de uma vez por todasbound


O funil em Y é a principal forma de trabalhar as duas estratégias em conjunto. Ele consiste em uma representação esquematizada que demonstra a utilização das duas estratégias.

Diferente do funil comum, ele demonstra como as ferramentas que você utiliza no Inbound, assim como as que você utiliza no Outbound, trabalham de forma separada e como podem trabalhar em conjunto.

Ficou alguma dúvida? Deixe ela aqui nos comentários!


Posts relacionados

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Search in posts
Search in pages

Mais Recentes

Materiais Ricos

CAPA copia min 600x503 1

Entenda como unir as estratégias de Inbound e Outbound e aumentar os resultados de vendas da sua empresa!

grafismo azul P
grafismo verde P

Se interessou? Fale agora com um especialista

Preencha as informações abaixo e um especialista irá te responder o mais rápido possível!

Preencha as informações abaixo e um especialista irá te responder o mais rápido possível!

form pag 1 e1610992650125
Enviar Mensagem
Fale agora com um especialista!
Olá, Como podemos te ajudar?