Canais de vendas: 10 maneiras de gerar mais leads

10/03/2022
grafismo verde P
grafismo verde P

Um dos maiores dilemas de muitos gestores e empreendedores é ter em mãos um produto ou serviço incrível, mas não saber explorar todo o seu potencial comercial. Ainda que eles contem com um time de vendas impecável, é necessário trabalhar os canais de vendas adequados para oferecer a solução.

Talvez esse impasse faça parte da sua empresa. Quem sabe você não tem buscado outras possibilidades de gerar mais oportunidades de vendas e não sabe por onde começar. Ou até mesmo não conhece todas as possibilidades de fazer o seu produto chegar às mãos do seu cliente da maneira correta.

Para resolver esse problema definitivamente hoje você conhecerá 10 formas de gerar mais leads no seu processo de vendas através de canais de vendas variados. Conheça  cada um deles e aumente as chances de fechar excelentes negócios.

Boa leitura!

O que os canais de vendas certos podem trazer para sua empresa?

“Negócio que não vende, não cresce”. Já ouviu essa frase alguma vez na sua jornada? E nem precisaria para saber o óbvio. É impossível esperar mais fazendo menos (ou quase nada). Não dá para almejar um crescimento exponencial da sua empresa sem trabalhar duro para isso. O resultado é, quase sempre, proporcional ao esforço empregado.

Nosso “diálogo” aqui gira em torno da área de vendas, então seremos bem diretos com você: não adianta vender o seu produto ou serviço de qualquer forma e para qualquer pessoa. Antes de oferecê-lo você deverá conhecer bem não apenas a sua solução em detalhes como também o seu PIC (Perfil Ideal de Cliente).

Processo de Vendas - Consultoria e Estruturação Comercial Canais de vendas: 10 maneiras de gerar mais leads canais de vendas


O perfil ideal de cliente pode ser uma representação fictícia ou um cliente de verdade. Neles estão agrupadas todas as características que compõem os seus melhores clientes. E sabe quem são eles? É fácil identificá-los. Basta observar os mais satisfeitos, os que obtiveram os melhores resultados e são fiéis à sua marca.

Quando se tem PICs bem definidos a sua estratégia de marketing e vendas flui de maneira mais segura e segmentada. É possível traçar excelentes estratégias de prospecção, definir roteiros, elaborar materiais de comunicação e abordar adequadamente todos os seus leads.

Para defini-los é bem simples: você deverá realizar uma entrevista com um grupo bem seleto dos seus melhores clientes. Isso pode ser feito através de uma ligação telefônica ou até mesmo por formulário. O intuito desse contato é levantar o máximo de informações relevantes possíveis.

Após isso, reúna todos os dados para identificar as características que mais representam o seu PIC. Salve-os em um template e compartilhe com o seu time de vendas para que eles também possam conhecê-lo.

Você saberia definir três pontos importantes? “O que é possível, o que é provável e o que funciona?” Se não souber, não se preocupe. Há uma metodologia que define com precisão cada uma das questões. Estamos falando do Bullseye Framework.

canais de vendas


A técnica consiste em ajudar as empresas a determinarem quais serão os canais de vendas escolhidos para investir e a partir deles conseguir um  número elevado de clientes. Sua popularidade se deu com o livro “Traction: How Any Startup Can Achieve Explosive Customer Growth”, dos autores Gabriel Weinberg  e Justin Mares.

Eles falam sobre um método que pode ser aplicado a qualquer tipo de negócio mesmo sendo pensado para empresas com orçamento limitado mas com uma vontade enorme de crescer, assim como as startups.

A metodologia é indispensável para quem deseja aumentar os seus números, atuando como um modelo de validação de canais de geração de demanda numa estratégia de vendas.

O Bullseye vai te oferecer 19 tipos de canais de vendas, porém a proposta é fazer com que você chegue aos três mais favoráveis para o seu negócio. Aqui elegemos as 10 mais interessantes e compartilharemos com você no tópico a seguir.

10 canais de vendas para gerar mais oportunidades de negócios

Chegou a hora de você saber quais são os 10 canais de vendas mais promissores para a sua empresa e atrair mais leads com alto potencial de crescimento. Confira.

1. Relações Públicas

Também conhecido como Assessoria de Imprensa, esse canal ajuda na divulgação de informações relacionadas ao negócio para todos os tipos de mídia.

Vale ressaltar que não se trata de compartilhar qualquer tipo de dado, mas aqueles considerados relevantes para a população em geral dentro de segmentos diversos do mercado.

2. SEM (Search Engine Marketing)

Essa opção é indicada para utilização de links patrocinados em mecanismos de buscas, como o Google, por exemplo. 

O foco é fazer com que o site ou blog da sua marca esteja em evidência, aparecendo entre os primeiros resultados de busca sempre que o visitante buscar por determinadas palavras-chave relacionadas ao seu negócio.

3. SEO (Search Engine Optimization)

Sem dúvidas, esse é um dos canais de vendas mais utilizados nas estratégias das empresas. Quando aplicado, ele atua na otimização das buscas pelos conteúdos produzidos pelo seu negócio. Com isso, é possível que o seu material esteja entre os primeiros resultados nos sites de buscas. 

Podemos exemplificar a situação com a utilização de palavras-chave nos conteúdos produzidos e posteriormente publicados no blog e/ou site da sua empresa.

4. Marketing de Conteúdo

As relações de consumo mudaram e a forma como ocorre as relações comerciais também. Nesse contexto, o marketing de conteúdo surge como um dos canais de vendas que mais geram resultados para os empreendedores.

Através da produção de conteúdo você conseguirá atrair o seu lead de forma bem simples. Quando você compartilha um conteúdo muitas ações estão embutidas ali: a sua marca ensina e alimenta o lead com as informações que ele deseja e prepara-o gradualmente para o momento da conversão em fechamento de negócio.

Os conteúdos podem ser disponibilizados em formatos diversos: áudio, vídeo, webinar, artigo, e-book, posts em redes sociais e assim por diante.

5. E-mail Marketing

É de responsabilidade desse canal de vendas o envio de informações importantes por e-mail. O objetivo é fornecer ao potencial cliente todas as informações que ele necessita para resolver a sua dor. Os temas dos materiais são estabelecidos com a ajuda da técnica de SEO.

Com certeza a sua caixa de e-mails está cheia de alguns deles. E sabe por que isso acontece? Se você demonstrou interesse em alguma marca, ou preencheu algum formulário para receber um conteúdo em troca, a empresa para a qual você cedeu suas informações irá te educar até que você consiga tomar uma decisão segura sobre o problema que está tentando resolver.

6. Marketing de Influência (influenciadores e seus nichos)

Quem é que não conhece ao menos um influenciador digital? Essas pessoas saíram do anonimato para dedicar-se à profissão (sim, é uma profissão) de influenciar outras pessoas na imensidão do universo digital.

O poder de influência desses profissionais é tão grande que é capaz de elevar o faturamento de empresas diversas de forma surreal em nichos variados. Não importa se é um produto ou serviço, eles convencerão o seu público a adquirir.

7. Business Development

Você sabia que um trabalho focado no desenvolvimento do seu negócio também é considerado um dos melhores canais de vendas?

Processo de Vendas - Consultoria e Estruturação Comercial Canais de vendas: 10 maneiras de gerar mais leads canais de vendas


O business development atua englobando estratégias que juntas darão todo o suporte necessário para que a sua empresa possa chegar onde você almeja. Quando se une marketing, vendas, gestão de projetos, parcerias estratégicas, fornecedores confiáveis, um bom networking e uma gestão eficiente de produtos, não tem como não dar certo, não é mesmo?

8. Vendas (prospecção ativa)

Esse formato de vendas é um dos mais utilizados e com resultados sólidos no que diz respeito a gerar mais leads. Os contatos telefônicos e via e-mail são muito eficazes e através deles é possível chegar a bons fechamentos de negócios.

Um dos modelos mais praticados atualmente na prospecção ativa é o uso do Inside Sales (vendas internas). Imagine a sua equipe de vendas “acelerando a máquina” no home office e/ou no trabalho híbrido. Saiba que isso é totalmente possível, real, e o mais importante: seguro e totalmente lucrativo.

9. Eventos

Que tal organizar os próprios eventos do seu negócio e atrair o seu perfil de cliente ideal para gerar novos leads? Mas falou em “evento” você já desiste porque o orçamento tá curto ou ele sequer existe mais?

Pois saiba que você não precisa de muito para realizar o seu próprio evento! Um webinar, uma conferência ou até mesmo workshops (remotos ou presenciais) são excelentes oportunidades para apresentar o seu produto ou serviço atraindo novas oportunidades de negócio.

10. Construção de comunidades

O propósito deste canal de vendas é criar relacionamento com o seu cliente através de fóruns. Normalmente essas pessoas já estão engajadas com a sua marca, já que consomem a sua solução e estão totalmente satisfeitas com o que foi entregue à elas.

Conclusão

O post de hoje foi produzido com base no livro “Tração” que mencionamos anteriormente. Nós não apenas recomendamos a leitura do livro como também aplicamos vários conceitos dele aqui na Processo de Vendas e nos nossos clientes.

Para finalizar, deixaremos de sugestão para o seu aprofundamento na área de vendas um conteúdo do nosso blog falando sobre vendas outbound. Essa é a sua oportunidade para se tornar expert em metodologias de vendas ativas tanto na teoria quanto na prática. Ficamos felizes que você ficou conosco até o final. Nos vemos no próximo post. Até lá e boas vendas!

Posts relacionados

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Search in posts
Search in pages

Mais Recentes

Materiais Ricos

CAPA copia min 600x503 1

Entenda como unir as estratégias de Inbound e Outbound e aumentar os resultados de vendas da sua empresa!

grafismo azul P
grafismo verde P

Se interessou? Fale agora com um especialista

Preencha as informações abaixo e um especialista irá te responder o mais rápido possível!

Preencha as informações abaixo e um especialista irá te responder o mais rápido possível!

form pag 1 e1610992650125
Enviar Mensagem
Fale agora com um especialista!
Olá, Como podemos te ajudar?