Hoje vamos falar de um assunto que ao longo dos anos está crescendo bastante nas empresas que buscam cada vez mais economia e especialização: o BPO (Business Process Outsourcing).
O BPO faz referência à terceirização de atividades importantes para empresas e que não tem relação direta com a sua entrega principal.
A terceirização é uma prática estratégica que está crescendo bastante com o decorrer dos tempos. Essa ação consiste em contratar terceiros para a realização de serviços não relacionados com a atividade principal de um negócio. Por exemplo: quando você, empresário, contrata uma empresa para assumir atividades de um setor, mas que não é uma área do seu core business.
Com isso, é possível promover uma realidade onde você aluga computadores com manutenção inclusa, uma realidade onde você pode focar em todos os afazeres principais para manter tudo funcionando 100%, enfatizando assim atividades relacionadas ao coração do seu negócio, na área que o seu cliente espera que esteja rodando bem a ponto de superar expectativas.
Esse tipo de gestão permite uma maior flexibilidade de adaptação às mudanças, diminui custos, aperfeiçoa a execução de tarefas e transforma seus gastos mais previsíveis.
Trouxemos hoje alguns exemplos de negócios que estão em alta e que podem fazer com que sua empresa dê uma folga considerável nas demandas secundárias, mas que ainda assim agrega valor para o resultado final.
5 exemplos de terceirização que estão em alta
1. Segurança
A terceirização de segurança é uma área que deve ser executada com seriedade. Para o serviço ser realizado com eficiência e livre de problemas, é primordial que ele seja realizado por profissionais competentes e treinados para lidarem com possíveis crises que possam ocorrer dentro de uma empresa.
2. Serviços administrativos
Ao terceirizar os serviços administrativos, a contratante delega à provedora as responsabilidades que visam seguir cuidando da parte burocrática e da recepção. Podendo ser destacado:
- Gestão financeira;
- Gestão de pessoas;
- Assessoramento jurídico;
- Prestação de contas profissional;
- Relatórios gerenciais.
3. Limpeza
A limpeza sempre foi uma atividade terceirizada pelas empresas, não é uma novidade. Tudo isso tem um motivo: porque é mais prático e econômico contratar uma empresa especializada do que manter vários funcionários na folha de pagamento destinados a essa função.
Afinal, a empresa terceirizada fica responsável por tudo, incluindo desde de toda a mão de obra até os materiais necessários para a limpeza.
4. Transporte
O transporte é outro setor que pode ser terceirizado, afinal de contas, as empresas estão colocando na ponta do lápis a real necessidade de arcar com os gastos referente a frota de automóveis.
Hoje em dia está cada vez mais comum encontrar motoristas disponíveis e interessados em realizar este tipo de função, e o melhor: de forma segura e ágil! Como é o caso da terceirização de transporte de objetos e pessoas através da plataforma Uber.
5. Outsourcing de computadores
No âmbito da informática, a adoção do outsourcing é muito comum em organizações que necessitam de equipamentos como computadores e notebooks, que funcionem plenamente para que o negócio flua. Afinal, se o negócio da sua empresa não é informática, talvez não seja a melhor estratégia perder tanto tempo focando nisso.
Esse serviço pode auxiliar sua empresa para evitar dores de cabeça futuras com equipamentos quebrados de última hora ou até mesmo evitar aquela compra inesperada de novos equipamentos. Como diz um antigo e bom cliente da Plugtech, empresa atuante na área há 23 anos anos de mercado, “o computador não avisa com antecedência quando irá quebrar e é uma pena, porque preciso dele para quase tudo”.
Então, nada melhor do que ter uma equipe de suporte de prontidão para manter seus equipamentos funcionando em pleno vapor, concorda?
Sim, mas por quê terceirizar?
A terceirizada sempre terá uma equipe de manutenção ao dispor da sua empresa, fazendo assim que qualquer problema seja resolvido com muita fluidez, despreocupação e agilidade.
Terceirizar, na maioria das vezes, faz com que você tenha uma cadência muito boa no serviço da sua empresa, afinal de contas, todos que trabalham nela estarão focados nos serviços essenciais dela. E, no fim, você terá muito mais:
- Comodidade;
- Despreocupação;
- Economia;
- Profissionais especializados.
E o melhor: seus gastos serão muito mais previsíveis.
“Gostei, mas a terceirização serve para todo tipo de empresa?“
Não necessariamente todo tipo de empresa, mas o BPO é muito focado para empresas que não estão realizando o seu serviço principal da forma que gostariam por estarem focados desafogando demandas secundárias.
Se você tem ou faz parte de uma empresa que vem apresentando situações que travam seus processos, sugerimos que considere essa solução. Mas, caso essas demandas não atinjam tanto o seu fluxo, talvez não seja necessariamente o momento. Porém, não quer dizer que não seja algo a se pensar.
Gostou? Pondere e, caso sinta vontade de conhecer mais sobre o tema, nós da Plugtech e da Impetus teremos prazer em nos conectar com você!
Texto escrito por: Amanda Araújo – Do Time Comercial da Plugtech